Cônsul Geral da França visita UFPB e planeja parcerias internacionais

Uma equipe do Consulado Geral da França visitou a Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) na manhã desta quarta-feira (20).  O grupo francês, liderado pelo Cônsul Geral, Romain Louvet, foi recebido pela vice-reitora, professora Bernardina Freire, o chefe de Gabinete da Reitora, professor Raimundo Barroso e pelo presidente da Agência de Internacionalização da UFPB, professor Iure Paiva. Durante a visita, eles conversaram sobre oportunidades de parcerias e intercâmbios entre a UFPB e as Universidades francesas.

Os professores da UFPB mostraram as potencialidades da Universidade no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, dando ênfase no processo de internacionalização da UFPB. Conversaram sobre o programa Print da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). Também foi discutida a contratação de 100 professores visitantes para a UFPB, dentro de um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

“Queremos conhecer a UFPB para imaginarmos projetos comuns”, disse o Consul Geral. Acompanhado por Marion Fanjat, Adida de Cooperação do Consulado Geral da França, ele mostrou também oportunidades de parcerias entre a UFPB e a França. Fanjat deu destaque para duas ações em curso atualmente. A primeira é focada em apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste, que pretende promover a participação francesa nos eventos científicos organizados na região.

Eventos

Realizada pelo Instituto Francês do Brasil, no Recife, a chamada para eventos científicos está aberta até o dia 30 de abril. Os projetos apresentados deverão ocorrer neste ano e ter a forma de eventos científicos organizados por uma instituição de ensino superior e pesquisa na região nordestina (simpósio, colóquio, mesa-redonda, conferência, congresso, entre outros. Para mais informações sobre essa chamada para projetos deve-se enviar um e-mail para Carolina Soccio: carolina.soccio@diplomatie.gouv.fr ou pelo telefone (81) 3117.3258.

Escola de Verão

A outra linha de ação apresentada pela equipe do Consulado Geral de França está focada no programa “Escolas de Verão França Excelência”.

O objetivo do programa é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e pesquisadores franceses. Com inscrições abertas até o dia 10 de abril, o “Escolas de Verão” é voltado a mestrandos ou estudantes do primeiro ano do doutorado em áreas diversas como biologia, arquitetura, ciências sociais, ciências humanas, engenharia, economia, entre outras.

A ideia, de acordo com a Marion Fanjat, é que, por meio de cursos de verão, com duração média de 20 dias, os estudantes brasileiros possam interagir de forma mais intensa com professores e pesquisadores franceses e assim melhor definir seus projetos de mestrado ou doutorado. “Os candidatos poderão identificar um tema de pesquisa e um orientador para preparar seus projetos”, acrescenta.

Ela informou, ainda, que as informações relativas ao programa Escolas de Verão França Excelência estão disponíveis na plataforma online Campus France. Também pode ser feito contato por email, com Nicolas Apoteker: nicolas.apoteker@diplomatie.gouv.fr. Telefone: (61) 32222.3885.

Marcus Alves - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação/Oriel Farias