Campus Areia da UFPB debate doenças em animais

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de Areia, está organizado um evento de perfil internacional com foco nas enfermidades de animais, especialmente as doenças de caninos, equinos e suínos. Trata-se do I Encontro Nordestino de Atualização em Anatomia Patológica Veterinária - I ENEAP.  A informação é do professor Ricardo Lucena, presidente do ENEAP.

Ele contou que o ENEAP, marcado para o período de 19 a 21 de julho, vai reunir pesquisadores e estudantes das ciências animais com interesse em pesquisa e diagnóstico das enferminades animais. “Serão abordadas as atualidades sobre as doenças de animais, principalmente os aspectos anatomopatológicos das enfermidades”, acrescentou o professor Ricardo Lucena.

O professor informou  que todos os palestrantes do ENEAP são membros do Colégio Americano de Patologia Veterinária. Já estão confirmadas as presenças de Fabio Del Piero, professor e pesquisador da  Louisiana State University. Também as pesquisadoras Raquel Rech e Paula Giaretta que realizam pesquisa de ponta na Texas A&M University.

A palestra magna do ENEAP será proferida pelo professor Claudio Barros, considerado uma referência nacional e internacional em enfermidades de animais. Ricardo Lucena, lembrou que Barros pesquisa as encefalopatias transmissíveis, como a doença da vaca louca, por exemplo. “Nosso evento terá um padrão internacional”, considerou Ricardo Lucena.

Ele avaliou que o ENEAP será uma excelente oportunidade de estreitar parcerias com pesquisadores nordestinos e de outras regiões do país. “A UFPB é uma universidade cada vez mais internacional e lider em pesquisa e ensino no Nordeste, e temos todas as condições aqui em Areia de fazermos um evento com esse perfil”, acrescentou.

O ENEAP, de acordo com o professor Ricardo Lucena, é apoiado ainda pela CL Davis and SW Thompson DVM Foundation for the Advancement of Veterinary and Comparative Pathology, no deslocamento de palestrantes do Estados para o Brasil.

As inscrições já estão abertas no link do I ENEAP

Marcus Alves/Ascom UFPB | Imagens: Divulgação