CCM promove mais um Curso de Formação em Práticas Integrativas em Saúde

Terá início nesta quarta-feira (13) o “III Curso de Formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”. Esse curso consiste em uma atividade programada pelos estudantes e pelo docente do Módulo Horizontal A2 do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso é uma realização conjunta com a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde e é também apoiada pelo Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)”, vinculado aos Departamento de Nutrição (DN) e de Promoção da Saúde (DPS) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde dizem respeito às práticas de cuidado orientadas por uma visão holística, uma perspectiva ampliada e integradora de olhar o processo saúde e pela diversa amplitude de cuidados e por linguagens próprias aplicadas ao indivíduo durante o tratamento. Isto beneficia a visão do ser em sua totalidade e rema na direção da integralidade e da humanização. Assim, tais sistemas buscam estimular a prevenção e a recuperação natural do corpo, com um olhar ampliado do processo saúde-doença, possuindo uma especial atenção à escuta acolhedora, ao desenvolvimento do vínculo terapêutico e à integração do indivíduo com o meio em que se insere.

O curso será realizado semanalmente por 8 encontros, sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 15h, no Salão Paroquial da Igreja São Lucas, situada na Rua Maria Lourdes de Marciano, na comunidade de Jardim Itabaiana, no Cristo Redentor, João Pessoa.

As inscrições serão feitas presencialmente, até o dia 20 deste mês, na recepção da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, situada na Rua Engenheiro Sérgio Rubens de Albuquerque, n° 326, no bairro do Cristo.

Poderão participar do curso os moradores das comunidades de Jardim Itabaiana, Pedra Branca e Boa Esperança, no Cristo Redentor, e profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações pelo e-mail: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br (Professor Pedro Cruz, coordenador da atividade pela UFPB).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria