Comunidade universitária pode participar do Empreenda Santander 2019

Professores, coordenadores, empresas juniores, núcleos de empreendedorismo e estudantes da Universidade Federal Paraíba (UFPB) poderão participar até o dia 25 de abril do edital de seleção  Empreenda Santander 2019. A instituição bancária está com três convocatórias abertas para fomentar recursos e apoio no âmbito da Universidade:“Universitário Empreendedor”, o “Universidade e Microempreendedor” e “Startup”. Informações e inscrições poderão ser feitas por meio do site:  brasil.santanderx.com/empreenda

O objetivo da convocatória “Universitário Empreendedor” é reconhecer é conceder apoio à criação e ao desenvolvimento de ideias inovadoras que poderão tornar-se negócios de alto impacto no futuro (“Projetos”), elaboradas e finalizadas exclusivamente por universitários de cursos de graduação, de pós-graduação ou tecnólogo, com perfis e posturas empreendedoras.

O edital estabelece que toda pessoa física pode partcipaar de forma  individual  ou em equipes, do processo de seleção -  desde que esteja matriculada em instituições de ensino superior (IES) credenciadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

No caso de inscrição em equipe, não é necessário que todos os membros sejam alunos da mesma IES, desde que a equipe tenha a orientação de um professor de uma IES reconhecida pelo MEC.

Em caso de inscrição individual, a indicação de um professor orientador também será obrigatória. Cada Proponente (individual e/ ou equipe) poderá participar como líder de apenas 01 (um) Projeto, podendo, contudo, ser membro de outra equipe, com outro projeto, se assim desejar. Fica ressalvada a possibilidade de inscrição concomitante de um mesmo professor orientador em outros Projetos desta Convocatória. Caso um Projeto seja inscrito mais de uma vez neste Processo de Seleção, ele será, no momento da validação, imediatamente desclassificado em ambas as inscrições, incluindo os Proponentes e sua equipe, se for o caso.

Startups

O edital do Santander direcionado às Startups permite a inscrição de pessoas jurídicas, regularmente constituidas  e inscritas junto ao Ministério da Fazenda. Para efeito do processo de seleção, o edital categoriza as Startups ou Scale-ups, como empresas jovens, inovadoras, em fase de expansão. Também precisam apresentar um crescimento de faturamento nos últimos dois anos e modelo de negócio ou produto que já estejam consolidados no mercado, com diferenciais competitivos claros.

Já a convocatória  identificada como “Universidade e Microempreendor”  se destina a projetos de universidades que tenham capacidade de apoiar história e desafios enfretados por microempreendedores das regiões Nordeste, Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Caberá às instituições universitárias a seleção de microempreededores de seu interesse  para posterior desenvolvimento de um plano de capacitação completo.

Marcus Alves - Ascom/UFPB Imagem: Divulgação