Consuni aprova criação do IDEP

Aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário, UFPB coloca Instituto a serviço do Desenvolvimento da Paraíba

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada quarta feira (31), a criação do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-PB). A proposta foi encaminhada ao Conselho pelo Reitor Rômulo Polari.

Nos seus aspectos essenciais, o IDEP/UFPB pretende dotar o Estado da Paraíba de uma competente base de geração e difusão de conhecimentos científico-tecnológicos a serviço do seu desenvolvimento sustentável. A criação do Instituto fundamenta-se na convicção de que a UFPB tem uma alentada capacidade de produção acadêmico-científica e tecnológica de qualidade que pode ser, com grande proveito, mais orientada ao desenvolvimento da Paraíba.

Com a decisão do Consuni, a UFPB passará a ter uma estrutura de atuação sistêmica, na pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, comprometida e especializada nos problemas e soluções para o desenvolvimento da Paraíba. Isto se pretende alcançar com o funcionamento do IDEP.

O relator do processo no Consuni, Ariosvaldo Diniz, destacou os principais objetivos do IDEP: aprofundar a integração da UFPB com o desenvolvimento econômico da Paraíba, primando pela sustentabilidade ambiental e inclusão social; desenvolver estudos e pesquisas aplicados para órgãos, empresas e instituições dos setores públicos e privados, com vistas ao desenvolvimento da Paraíba; fomentar pesquisas voltadas a inovações tecnológicas indutoras do desenvolvimento econômico da Paraíba; colocar à disposição da sociedade paraibana e dos órgãos dos poderes públicos federal, estadual e municipal, de forma contínua, uma Carteira de Projetos com ações voltadas ao desenvolvimento da Paraíba; envolver lideranças acadêmico-científicas, empresariais, políticas, trabalhistas, etc. em discussões sistemáticas sobre ações básicas para o desenvolvimento da Paraíba.

EIXOS TEMÁTICOS

Para organizar e sistematizar o seu funcionamento, o IDEP/UFPB orientará as suas atividades pelos seguintes Eixos Temáticos: modernização, reorganização e eficiência administrativa do Governo do Estado e dos Municípios; infraestrutura e serviços básicos; recursos naturais e meio ambiente; educação, ciência e tecnologia; inovações tecnológicas e organizacionais para o setor produtivo;  novas oportunidades econômicas para a Paraíba; políticas públicas e proteção social; arte e cultura paraibana no contexto nacional e mundial.

Dos atuais laboratórios especializados da UFPB, quinze deles, integrarão a estrutura operacional do Instituto. Serão criados e implantados sete novos laboratórios especializados nas atividades integrantes dos eixos temáticos do Instituto para o Desenvolvimento da Paraíba.

INVESTIMENTOS

O Plano de Investimentos da implantação do Instituto prevê a aplicação de recursos orçamentário-financeiros da ordem R$ 22.898.178,00. Pelo projeto aprovado no Consuni, o IDEP/UFPB terá as seguintes fontes possíveis de financiamento dos investimentos, custeio/manutenção e programas de fomento: recursos do orçamento da UFPB; receita própria de contratos de pesquisas, consultorias e serviços técnicos; recursos de parcerias e convênios com órgãos do Governo do Estado e Prefeituras Municipais da Paraíba; recursos de transferências regulares do orçamento do Governo da Paraíba vinculados ao Fundo Constitucional do Estado para aplicação em ciência e tecnologia; Recursos de parcerias e convênios com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e outros ministérios do Governo Federal; recursos de parcerias e convênios com organizações e empresas públicas e privadas com atuação na área do desenvolvimento nacional e regional do país (BNDES, BB-S/A, BNB, CEF, SUDENE, PETROBRAS, ELETROBRAS, ANATEL, ANS, CIA. VALE DO RIO DOCE, etc.).

EMENDA

O deputado federal Manoel Júnior colocou no Orçamento Geral da União (OGU) de 2010, junto ao MCT, uma emenda no valor de R$ 14.500.000,00, para implantação do IDEP/UFPB. O Ministério aprovou o Plano de Trabalho que fundamentou a emenda e lhe foi apresentado pela Universidade, para o uso desses recursos em obras e aquisição de equipamentos, outros materiais e serviços para o Instituto. Na execução desse Plano, atendendo ao pedido da UFPB, em abril deste ano, o MCT liberou R$ 1.500.00,00, que foram depositados no Banco do Brasil, com fechamento de câmbio para importação de equipamentos. Os R$13.000.000,00 restantes continuam no MCT e serão liberados após análise e aprovação dos competentes projetos, propostas e pedidos, em elaboração pela UFPB.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB