Maior evento de Lógica do país acontece em João Pessoa

Os principais avanços no campo da Lógica, em nível internacional, serão apresentados e discutidos, em João Pessoa, em um dos maiores eventos da área já realizados no Brasil.Trata-se da Conferência da Escola Brasileira de Lógica (EBL), que está sendo organizada por pesquisadores do Centro de Informática (CI), do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e que acontecerá de 6 a 10 de maio, no hotel Nord Luxxor, na praia de Tambaú. O evento tem apoio financeiro e logístico da Reitoria da UFPB.

Cientistas de renome internacional confirmaram presença na EBL. A programação prevê a participação de Catarina Dutilh-Novaes (VU Amsterdam, Holanda); Eberhard Guhe (Instituto Harvard-Yenching / Universidade Fudan, Estados Unidos); Edward Zalta (Stanford , Estados Unidos); Elaine Pimentel (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN); Frank Sautter (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Luis Soares Barbosa (Universidade do Minho- Portugal); Mario Benevides (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Mirna Dzamonja (Universidade de East Anglia, Inglaterra).

As inscrições de artigos científicos já foram encerradas e esta edição da EBL acolheu, particularmente, as pesquisas sobre o ensino de Lógica, de modo a estimular o desenvolvimento de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem nesse campo do conhecimento.

Serão apresentados estudos nas áreas: Lógica Filosófica e Matemática, e Aplicações; História e Filosofia da Lógica; Lógica e Aplicações Não Clássicas; Filosofia das Ciências Formais; Fundações de Ciência da Computação, Física e Matemática; Educação Lógica (Ensino de Lógica).

Na Filosofia, a Lógica trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não. A Lógica é também discutida nas disciplinas de Matemática e Ciência da computação.

A Comissão organizadora é integrada por Ricardo Sousa Silvestre (UFCG, co-presidente); Ana Thereza Dürmaier, do Departamento de Filosofia da UFPB (co-presidente); Garibaldi Sarmento, do Departamento de Filosofia da UFPB (co-presidente); Cezar A. Mortari (UFSC); Samuel Gomes da Silva (UFBA); Lucídio Cabral, vice-diretor do Centro de Informática (CI/UFPB); Wagner Sanz (Universidade Federal de Goiás - UFG); Tiago Massoni (UFCG); Bruno Petrato Bruck (CI/UFPB); Teobaldo Leite Bulhões Júnior (CI/UFPB); Andrei de Araujo Formiga (CI/UFPB); Pedro Carné (UFCG).

Contatos com o comitê organizador, através do e-mail: EBL2019contact@gmail.com.

As inscrições podem ser efetuadas por meio da página da conferência, no link : https://goo.gl/forms/TqLOhI6K5RcBzjrI2.

A programação completa do evento pode ser acessada no link: https://ebl2019.ci.ufpb.br/.

Agência de Notícias da UFPB - : Assessoria de Comunicação do CI e EBL