OSUFPB inicia nesta sexta-feira sua temporada 2019

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) estreia nesta sexta-feira (15) a sua temporada 2019 com a série “Concerto Especiais”, tendo como solista convidada a rabequeira pernambucana Aglaia Costa. O concerto, que homenageia a luta das mulheres, oferece entrada gratuita e acontece a partir das 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Departamento de Música, vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (DEMUS/CCTA) da UFPB, localizado no Campus de João Pessoa.

De acordo com a coordenadora da OSUFPB, professora Íris Vieira, trazer para o concerto de estreia da temporada uma mulher nordestina que toca um instrumento da cultura popular é uma forma de consolidar o conceito da série “Concertos Especiais”, traçando características que reforcem o teor pedagógico da Orquestra, exaltando artistas, repertórios ou situações que estabeleçam ligações que honrem a grandeza da música. “É o caso desse concerto desta sexta, que terá como solista uma musicista e compositora que, apesar de transitar no mundo erudito, tem a rabeca como um instrumento que lhe torna uma militante na defesa da cultura popular brasileira, divulgando e formando novos rabequeiros através de oficinas que ministra”, comentou .

Ela informou que a abertura do concerto vai contar também com a peça "Lamento Nordestino", de autoria do compositor paraibano Arimateia de Melo, que participou do movimento armorial, através do Quinteto Itacoatiara, grupo instrumental paraibano, onde atuou intensamente por mais de doze anos. A peça tem sua estrutura melódica e partir da escala nordestina (modo mixolídio) e com ritmos onde prevalecem o baião e a toada.

Na opinião da Coordenadora da USUFPB, Iris Vieira, será um momento de rara beleza, no qual o público terá a oportunidade de presenciar, não um confronto, mas um harmonioso diálogo entre os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica e a rabeca, esse artefato popular que ainda garante os festejos dos terreiros mais longínquos do meio rural brasileiro. “Esse diálogo não se dá apenas com os diferentes timbres dos instrumentos, mas também no repertório, pois, além de peças executadas a partir de ritmos populares, Aglaia nos traz a peça, “Peleja da Rabeca”, de sua autoria, que põe a rabeca para “conversar” com temas consagrados da música sinfônica universal, de compositores como Vivaldi e Mozart”, destacou Vieira.

O Concerto conta ainda com a com a participação especial dos percussionistas da cena musical Pernambucana, Drica Souza e Viola Luz, trazendo sua percussão popular. Sobre este momento de tamanha riqueza musical, esclarece Aglaia: “Concerto para Rabeca preserva a autenticidade e diversidade da cultura musical nordestina. Coco de roda, maracatu, ciranda, cavalo marinho, xaxado, xote, marcha junina, samba de latada e o forró, dão o tom deste Concerto que passeia pela música popular e erudita”.

Aglaia Costa

Considerada por pesquisadores e estudiosos como a melhor rabequeira contemporânea de Pernambuco, Aglaia Costa iniciou sua carreira como violinista erudita na Orquestra Sinfônica de Recife, onde atua desde 1988.

Foi pelas mãos de Antônio Madureira conheceu a rabeca. Pouco tempo depois de abraçar o novo instrumento e a Música Armorial, aceitou o desafio para integrar o Quarteto Romançal em seguida foi convidada por Ariano Suassuna para tocar nas aulas-espetáculos do escritor, onde ficou durante anos. Com o grupo, gravou dois CDs e viajou por todo o Brasil e também pelo exterior.

A Rabequeira lançou o seu primeiro trabalho autoral em 2010, o CD com o titulo “Concerto para Rabeca”, seguindo com várias apresentações pelo Nordeste e algumas cidades do Brasil.  Compôs trilha para teatro e por ultimo um curta da cineasta Katia Mesel.

Em 2011, Aglaia Costa foi agraciada pela Lei de Incentivo à Cultura Funcultura/Fundarpe-PE, com a aprovação do Projeto Concerto Para Rabeca, Circulação com sete apresentações pelo Nordeste. Aglaia Costa apresentou o Concerto Aula “A peleja da Rabeca” em 12 escolas públicas da região metropolitana do Recife.  Este mesmo concerto-aula foi agraciado, por duas vezes (2010 e 2013), com o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos” voltou a ser apresentado nas escolas públicas. Atualmente continua suas pesquisas com a música de tradição, buscando valorizar a rabeca, os rabequeiros e os mestres da cultura  Pernambucana, preparando o segundo CD e shows.

Arimateia de Melo

Arimateia de Melo é Professor aposentado da UFPB, do Departamento de Licenciatura em Música. Atuou no Canto Coral por mais de 40 anos. Integrou, como violoncelista e flautista, o Quinteto Itacoatiara da UFPB por mais de doze anos. Sua produção composicional inclui peças para diversas formações camerísticas, coro e orquestra. Suas composições foram executadas por vários grupos musicais da Paraíba, incluindo a Orquestra sinfônica Jovem da Paraíba, o Quinteto Brassil, Quinteto da Paraíba, Orquestra Camerata Arte Mulher, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra de Câmara da UFPB, Grupo Sonantes etc, tendo participado do CD, “Brassil Interpreta Compositores da Paraíba”, do CD da Orquestra de Violões da Paraíba, do CD “Território XXI” do Grupo de Percussão do Nordeste (PE), do CD “Todas as Flautas” do flautista Fernando Pintassilgo, do CD “Mostra SESC de música paraibana”, entre outros. É membro do COMPOMUS (Laboratório de Composição do Depto. de Música da UFPB).

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral - com informações e fotos de Assessoria de Imprensa