Professor da UFPB lança livro sobre Povo Indígena Tabajara

A obra intitulada ‘Paraíba Tabajara’ será lançada nesta sexta-feira (08) durante a 1ª Assembleia do Povo Indígena Tabajara da Paraíba, na Aldeia Vitória, Mata da Chica, Conde/PB, às 17h.

O livro é da autoria dos professores Lusival Antonio Barcellos e Eliane Farias e do fotógrafo Juan Soler Cózar, e retrata o povo indígena originário do litoral sul da Paraíba, e revela um legado milenar de ancestralidade e de tradições que as novas gerações vêm recriando e resignificando, dentro de um processo histórico conflituoso, mas dinâmico, pouco registrado nas narrações historiográficas.

A obra ‘Paraíba Tabajara’, através das lentes e da sensibilidade dos autores, capta o esplendor desse povo, mostrando seu singular e autêntico estilo de vida indígena, com fotos e textos em português, inglês e espanhol.

Segundo os autores, eles conceberam este livro para desconstruir imagens preconceituosas e de exclusão sobre os povos indígenas. É uma oportunidade para estimular, no cotidiano escolar e nos demais espaços da sociedade, relações e interações que aceitem e tolerem a diversidade pluriétnica e cultural como bandeira primordial do nosso país.

Os autores

As fotos são de Juan Soler Cózar, fotógrafo, diretor de fotografia de longa-metragem para várias produtoras europeias e, como diretor, realizou inúmeros documentários e séries para televisão. Radicado em Natal (RN), dirige publicidade e documentários.

Os texto de Lusival Antonio Barcellos, professor adjunto da UFPB, campus IV (Mamanguape/Rio Tinto). Doutor em Educação, é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB), liderando o Grupo de Pesquisa indígena Kuaba Atagbá. Tem livros publicados na área e várias comunicações orais apresentadas em congressos nacionais e internacionais sobre os povos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)