Programa de Monitoria de Educadores do Campo oferece 67 bolsas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Projeto de Extensão de Capacitação de Educadores do Campo vinculado ao Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), publicou o Edital para seleção de 67 vagas para atividades de monitoria no período de dezembro deste ano até março de 2019.

Os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (20), no endereço eletrônico http://www.cchla.ufpb.br/category/editais/. As vagas estão assim distribuídas: 22 para monitores a serem preenchidas por aqueles que atuam na Paraíba; 22 para os que exercem atividades no Estado de Alagoas; 10 para serem preenchidas para os do Estado do Rio Grande do Norte e 13 vagas para os atuantes no Estado de Sergipe.

No ato da inscrição os candidatos devem enviar para o correio eletrônico educadoresnocampo@cchla.ufpb.br os seguintes documentos: identidade e CPF; declarações que comprovem a condição de possível beneficiário de algum curso (ou seja, ser assentado, acampado, agregado ou já ter sido beneficiário de algum curso do PRONERA); documento que comprove experiências inovadoras no campo, em Agroecologia ou Educação do Campo e informar nome completo, endereço e telefone para contato.

O preenchimento das vagas irá obedecer aos seguintes requesitos: ter Ensino Fundamental; comprovar experiência em atuação social em áreas de Reforma Agrária, definidas conforme o manual do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA); comprovar a condição de agricultor popular experimentador e apresentar afinidades com os princípios da Agroecologia e Educação do Campo. A nota final será a pontuação atribuída pela Comissão de Seleção Estadual multiplicada pelo peso atribuído a cada critério.

De acordo com o Edital de Seleção para Bolsa de Monitoramento no Projeto Extensão de Capacitação de Educadores do Campo, o monitor receberá uma bolsa de R$ 400,00 conforme Plano de Trabalho aprovado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Por outro lado, o pagamento das bolsas está condicionado à liberação dos recursos pelo INCRA e sua devida tramitação na UFPB.

O Projeto de Extensão de Capacitação e Educadores do Campo foi aprovado e registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) com o nº PJ824-2018. O resultado será divulgado na página do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e na página da PRAC no dia 27 deste mês.

Outras informações e detalhes podem ser obtidos no Edital de Seleção para Bolsa de Monitoria no Projeto Extensão de Capacitação de Educadores do Campo no endereço eletrônico www.cchla.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo