Rede Folkcom recebe Prêmio Luiz Beltrão

Os diplomas serão entregues aos vencedores nesta segunda-feira (5), às 20h, no Auditório G2, da Universidade Católica (Unicap), em Recife

A Rede Folkcom foi agraciada com o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, edição 2011. Premiada na categoria Grupo Inovador, a Rede Folkcom foi criada a partir da tese de doutorado do jornalista Luiz Beltrão. Os diplomas serão entregues aos vencedores nesta segunda-feira (5), às 20h, no Auditório G2, da Universidade Católica (Unicap), na cidade do Recife, durante o 34º Congresso Nacional da Intercom.

Durante a solenidade será feita uma homenagem ao Jornalista Carlos Cavalcante, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas e da Associação de Imprensa de Pernambuco, que faleceu em julho desse ano.

A premiação de 2011 também vai contemplar, na categoria Instituição Paradigmática, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura: ECO- da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Ainda receberão prêmios os professores Luiz Beltrão Maranhão Filho e Eugênio Bucci, respectivamente, nas categorias Maturidade Acadêmica e Liderança Emergente.

Na Paraíba a Folkcomunicação é integrada pelos professores Osvaldo Trigueiro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um dos pioneiros e criador do grupo no estado, além de Severino Lucena (UFPB) e Luis Custódio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A Folkcomunicação é uma teoria genuinamente brasileira que tem por objetivo estudar processos comunicacionais na troca de idéias, opiniões e atitudes da população marginalizada e dos grupos populares.

Sobre o prêmio

Instituído em 1997, o prêmio Luiz Beltrão é uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil, além de ser um reconhecimento a excelência do trabalho realizado nas universidades por docentes pesquisadores, bem como por entidades e grupos que fomentam estudos ou desenvolvem projetos comunicacionais relevantes para o desenvolvimento sócio-cultural.

Os candidatos ao prêmio, em dada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área. Após a indicação, um júri composto por ex-presidentes da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e por todos os vencedores da categoria maturidade acadêmica, presidido pelo fundador da Intercom, professor José Marques de Melo, realiza a votação.

Em sua 14ª edição, o prêmio tem o apoio da Globo Universidade e é coordenado pela diretora cultural da entidade, Rosa Maria Dalla e pela coordenadora local do Congresso da Intercom, Aline Grecco.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo