Seminário discute conservação do meio ambiente paraibano

ImprimirImprimir

Nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), em parceria com o Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza o evento “Capital Natural da Paraíba: desafios e oportunidades na conservação”. A atividade visa apresentar práticas que alinham interesses de uso econômico, social e científico, a partir do capital natural da Paraíba, aproximando e valorando a natureza junto à sociedade e os setores público e privado.

 

“O evento objetiva compreender a sustentabilidade ambiental e social das atividades econômicas desenvolvidas em áreas naturais da Paraíba, percebendo seu valor econômico e social na qualidade de vida humana e dos seres vivos, e também vislumbrando possibilidades e oportunidades de desenvolvimento científico, econômico e turístico”, ressalta Bráulio Santos, professor da UFPB.

 

A programação conta com a apresentação de experiências bem sucedidas de conservação ambiental e uso turístico no estado, por parte dos setores público e privado, tais como a nova área protegida marinha, criada em dezembro de 2018, a Área de Proteção Ambiental (APA) Naufrágio Queimado, que compreende boa parte da costa de João Pessoa, com 400 km de abrangência, englobando as piscinas naturais do Seixas, Penha, Picãozinho e Bessa. 

 

Ainda na programação, o turismo em áreas protegidas é uma alternativa econômica que objetiva alinhar conservação e uso sustentável com rentabilidade ao setor privado, além de promover o desenvolvimento local e comunitário. Entre as experiências que serão apresentadas, Luciana Balbino, da comunidade Chã de Jardim de Areia, abordará seu reconhecido e muito premiado projeto de turismo no Parque Estadual Mata do Pau Ferro.

 

"O evento será uma excelente oportunidade para se discutir algumas estratégias de conservação que podem ajudar na redução das frentes de degradação bem como consolidar uma agenda de projetos ambientais que tenha como objetivo a abertura de oportunidades socioeconomicas e o estabelecimento de parcerias estratégicas para o Estado da PB", ressalta Severino Ribeiro, diretor do Cepan.

 

A programação é gratuita, e terá mesas-redondas, vídeo, debate e jogo interativo com os participantes, além da distribuição de publicações e materiais informativos sobre o tema. Mais informações na rede social Instagram: @cepan_org; ou na página: www.cepan.org.br

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: