Tecnologia que impede venda de bebida alcoólica a menores vence Hackaton

ImprimirImprimir

Quatro equipes de alunos do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) participaram, durante a “XX Semana da Computação do CI”, de uma maratona de programação (Hackaton), visando desenvolver protótipos de softwares e hardwares que, implantados em máquinas de venda automática de bebida alcoólica, bloqueiem o acesso de menores aos produtos.

 

A equipe vencedora é integrada pelos estudantes Smith Lima, do curso de Engenharia da Computação; Daniel Bandeira, de Ciência da Computação; e Fabio Fernandes, do curso de Matemática Computacional.

 

O desafio foi apresentado pela empresa Phoebus, uma das patrocinadoras da “XX Semana da Computação”. O protótipo ainda não está concluído, mas a equipe campeã conseguiu completar todas as etapas da competição e apresentar a melhor proposta, conforme os avaliadores.

 

A ferramenta será aprimorada pelos desenvolvedores e poderá ser utilizada em escala comercial em máquinas de venda de bebidas alcoólicas, que disponibilizam os produtos através de autoatendimento.

 

O Hackaton foi encerrado na sexta-feira (15), quando os participantes apresentaram as soluções tecnológicas, criadas ao longo de três dias. A empresa Phoebus e o Young Professional do IEEE foram as patrocinadoras do Hackaton, organizado por estudantes do Pet-Computação Ufpb , o Programa de Educação Tutorial da UFPB.

 

A primeira atividade da maratona de programação foi uma oficina de Modelagem de Negócios, oferecida aos participantes, pelo Sebrae/PB. O consultor do Sebrae, Gabriel Bezerra Luna, ministrou cursos de Canvas e Design Thinking, que possibilitaram aos competidores compreenderem todos os processos que envolvem a criação e impulsionamento de um negócio.

 

A oficina de Modelagem de Negócios também contou com a participação de Nelijane Ricarte, gestora de projetos de Educação Empreendedora no Ensino do Sebrae/PB.

 

O Hackathon da “XX Semana da Computação do CI” é um evento que reúne programadores, designers, estudantes e profissionais de áreas afins numa maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver ferramentas tecnológicas que respondam a determinada demanda apresentada. Nesse evento, a proposta foi o protótipo a ser utilizado em uma máquina de venda de bebida alcoólica, através de autoatendimento.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI
Compartilhar: