UFPB apresentará diploma digital inédito em Brasília

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentará tecnologia de diploma digital inédito (foto) em Brasília, na próxima terça-feira (26), durante reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD Nacional), da qual participarão a pró-reitora Ariane Sá e o professor Guido Lemos, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (Lavid).

Esta inovação pioneira no país foi desenvolvida com tecnologia de registro e autenticação distribuída, baseada em blockchain e certificados digitais. Blockchain pode ser traduzido como um banco de dados online, público e descentralizado, criado para tornar a distribuição de informação transparente e confiável.

A ferramenta que produz o diploma digital é totalmente à prova de fraudes e foi criada através do projeto Serviço de Registro, Autenticação e Preservação Digital de Documentos (GT-RAP). É financiado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O novo serviço que emite os diplomas digitais armazena por um longo tempo esses documentos e autentica quando alguém precisa, garantindo que tudo isso aconteça sem risco de perda das informações, que devem ser capazes de perdurar além das instituições e sistemas de origem.

A solução tecnológica vai na direção de uma demanda crescente nos meios universitários por mais segurança na expedição de diplomas e de outros documentos que certificam a formação em nível superior.

Diante do crescente registro de casos de falsificação de diplomas, em delegacias de polícia, em várias regiões do país, o próprio Ministério da Educação (MEC) instituiu, ano passado, o diploma em formato digital, tecnologia que a UFPB passará a utilizar.

As primeiras unidades foram entregues nesta quinta-feira (21), no auditório do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB), a onze concluintes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

A solenidade (foto) foi presidida pela pró-reitora de Graduação da UFPB, Ariane Sá, e contou com a presença do diretor do CI, Hamilton Soares; do professor Guido Lemos, que coordenou o desenvolvimento da solução tecnológica; dos professores Gustavo Motta e Fernando Mattos do CI.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB esteve representada por Rafael Freire Patrício, gerente de Sistemas de Informação, e pelos analistas de sistema Georgenes Lima e Marcelo Soares. Eliana Luciano, coordenadora do setor de diplomas da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), também compareceu ao evento.

Os diplomados são Claudio Djohntha Lourenço, Claudiomar Pereira, Matheus Lima Moura, Matheus Maranhão Rêgo, Vinícius Matheus Veríssimo, Wesnydy Lima, Alex da Silva, Alexandre Magno Nunes, Leandro dos Santos, Richelieu Ramos e Saulo Bezerra.

Essa plataforma inovadora foi construída sob a coordenação dos docentes e pesquisadores Guido Lemos e Rostand Costa, do Núcleo Lavid, com a colaboração do professor e pesquisador Daniel Faustino, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) do Rio Grande do Norte; de uma equipe de desenvolvedores do STI/UFPB; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ (ITS Rio).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI