UFPB aumentará velocidade da internet em 20 vezes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está modernizando sua rede de internet. O incremento, com durabilidade de 20 anos, consiste na substituição do enlace de fibras ópticas do backbone do campus I, espinha dorsal pela qual todos os dados trafegam. O investimento foi de R$ 1,25 milhão, oriundo do orçamento da UFPB e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A velocidade da internet passará de 1 para 20 GB, a partir de abril, de acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da instituição. Será beneficiada, neste primeiro momento, a comunidade universitária do campus I e da Unidade Acadêmica de Mangabeira, em João Pessoa.

Também está sendo realizada a substituição de equipamentos tanto no núcleo da rede, no datacenter da STI, onde ocorre o processamento de dados, quanto nos pontos de concentração espalhados pelo campus, que estão sendo ampliados.

Desse modo, a partir do mês que vem, os Centros de Ciências Jurídicas (CCJ), Educação (CE), Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Ciências Médicas (CCM) e a Superintendência de Comunicação Social/TV UFPB passarão a ter conexão direta com a STI.

A aquisição de dois novos firewalls, solução de segurança que analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas, foi pré-requisito para esta modernização. Segundo a STI, todas estas ações melhorarão a qualidade, gerenciamento e segurança na comunicação de dados.

Estamos substituindo fibras óticas do tipo multimodo para o de monomodo, que são mais modernas e cujo preço vem caindo com o tempo. Agora, os Centros de Ensino terão mais autonomia.”, afirma o superintendente de tecnologia da informação Hermes Pessoa.

Conforme o gestor, haverá diminuição dos pontos de falhas e de paradas. "Poderemos reproduzir, nas aulas, com mais facilidade, vídeos em alta definição e realizar videoconferências”. Ações semelhantes estão sendo planejadas para os outros campi da UFPB.

Hermes Pessoa explica que haverá mais dificuldades para os campi de Bananeiras e Areias, porque são extensos e localizados em meio agrário. "Serão necessárias mais fibras óticas para dar conta da cobertura. Já em Mamanguape, a geografia é mais favorável e como é um campus recente, as fibras de lá já são do tipo monomodo.”

Para se conectar à rede UfpbSemFios, basta seguir este tutorial.

Histórico

Este processo de modernização foi iniciado em 2017, com a aquisição, via importação, de todos os equipamentos de rede necessários. A segunda e última etapa, que consiste no lançamento de dois anéis de fibra óptica, no campus I, foi iniciada em janeiro. Ainda neste mês de março, terá início a ativação dos novos pontos de distribuição.

Segundo a STI, o backbone atual foi projetado e implantando na década de 1990 e suas fibras ópticas originais não permitiam a ampliação da velocidade dos links entre a STI e os pontos de concentração da rede de internet da UFPB.

Além disso, a demanda por conectividade aumentou na mesma proporção do crescimento da UFPB, inclusive com a criação de novos Centros de Ensino.  Com a nova topologia do backbone, todos os centros terão conectividade direta com a STI, acabando, assim, com a dependência entre eles.

Esta é uma iniciativa da STI, com o apoio da Pró-reitoria Administrativa (PRA), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), da Pró-reitoria Administrativa (PRA), do Centro de Informática (CI) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação