UFPB faz convênio com Universidade de Turim, na Itália

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acaba de dar mais um passo em seu processo de internacionalização. Desta vez, a caminhada da UFPB foi em direção à Itália, estabelecendo convênio com a Universidade de Turim (Università Degli Studi di Torino). A informação é do professor Marcílio Franca, do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e que se encontra naquela instituição na condição de professor visitante.

Ele informou que o acordo de cooperação vai promover o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes. “Também estamos focando o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino e pesquisa, realização de cursos, conferências e oficinas, publicações de relatórios de pesquisa, artigos e livros e programas em cotutela”, completou.

A Universidade de Turim (UniTo) foi fundada em 1404, se constituindo em uma das maiores e mais tradicionais instituições acadêmicas europeias. Por ela passaram figuras importantes da cultura mundial, como Italo Calvino, Erasmo de Rotterdam, Cesare Pavese e Norberto Bobbio.

Sob administração do reitor Gianmaria Ajani, professor titular de Direito Comparado, a UniTo possui mais de 76 mil alunos, 145 cursos de graduação, mais de 600 acordos de cooperação internacional com universidades estrangeiras.  Atualmente oferta 12 cursos inteiramente em inglês, além de 25 cursos com acordo cotutela. Na foto o professor Marcílio Franca com o reitor Gianmaria Ajani, que coordena  o corpo docente da UniTo, constituído de 1205 docentes.

A UniTo conta com de 753 pesquisadores. De acordo com o ranking ARWU Shangai, é a segunda universidade da Itália e está situada entre as 300 melhores do mundo.

Marcus Alves/Ascom UFPB | Imagens: Divulgação