UFPB inicia sexta-feira inscrições para auxílios estudantis nos quatro Campi

As inscrições para o processo de seleção para os auxílios Moradia, Alimentação, Creche, Transporte e Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorrem a partir de sexta-feira (8) até 17 deste mês. A Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante (PRAPE) por meio da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE) divulgou o Edital nº 2 para a primeira seleção unificada para os auxílios estudantis dos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape/Rio Tinto para o período 2018.2.

Os benefícios exclusivos são para os estudantes de graduação presencial, regularmente matriculados e de baixa renda, que visa oferecer condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, possibilitando a sua permanência na educação superior.

Entre as exigências para concorrer aos auxílios estudantis estão: estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de graduação presencial no período letivo em vigência; comprovar vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo; estar regularmente matriculado, na carga horária mínima exigida pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no semestre letivo em vigência; estar cursando a primeira graduação.

Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, sendo a primeira de homologações das inscrições e a segunda de análise da documentação. O processo de avaliação socioeconômica e de seleção é de responsabilidade da equipe de assistentes sociais da COAPE/PRAPE dos quatro Campi da UFPB.

Os alunos beneficiados com o Auxílio-Creche que tenha filho com mais de 3 meses e menor de 4 anos receberão um valor de R$ 200,00 para subsidiar as despesas com creche ou cuidador particular durante o período das atividades acadêmicas do estudante em dias letivos.

Com relação ao Auxílio-Alimentação para finais de semana e feriados oficiais, será destinado aos alunos contemplados com Residência Universitária dos Campi I, II, III, e IV um valor de R$ 240,00 a ser depositado em conta corrente informada no SIGAA. O recebimento está condicionado à assinatura de Termo de Compromisso em data e local a serem definidos pela PRAPE/COAPE.

Os alunos da Residência Universitária Masculina e Feminina, no Campus I, e a Residência Feminina Elisabeth Teixeira, no Centro, e que são matriculados em cursos sediados nas Unidades de Mangabeira ou Santa Rita, farão jus ao Auxílio Alimentação para finais de semana e feriados no valor de R$ 260,00.

O Edital nº 2 esclarece ainda que o valor do Auxílio Alimentação dos Residentes em Mangabeira e Santa Rita será de R$350,00 mensais. Já o Auxílio Moradia no valor de R$ 570,00 é uma ajuda de custo para as despesas com habitação e destina-se aos estudantes que vieram residir na cidade sede do curso matriculado, exclusivamente, para cursar a primeira graduação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até o dia 17 deste mês. É vedada a inscrição fora de prazo, bem como inscrições que não sejam feitas no SIGAA.

Todas as informações e detalhes do processo podem ser conferidos no Edital nº 2 da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil no endereço eletrônico www.ufpb.br/prape ou pelo telefone (83) 3216-7686.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo