UFPB lamenta o falecimento do professor Adelmar Gomes

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) divulgou nota lamentando a morte do professor Adelmar Gomes Bandeira, que atuou por quase duas décadas como professor na graduação do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da UFPB.

Nascido em Imperatriz (MA), o professor Adelmar Gomes era doutor em Biologia (Ecologia) pelo INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1983), sendo o primeiro pesquisador a trabalhar com a ecologia dos térmitas (um tipo de inseto) nas Américas. Como Coordenador de Pós-Graduação, foi o responsável em 1999 pela criação do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas-Zoologia (PPGCB), hoje com 20 anos de história e mais de 110 doutores formados e atuando intensamente em instituições públicas e privadas no fomento do conhecimento ambiental e em prol da manutenção da biodiversidade e de seus serviços ecossistêmicos, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Adelmar Gomes foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e fundou uma nova linha de pesquisa no Nordeste do Brasil, vinculada ao estudo da biodiversidade e conservação dos térmitas da Região Neotropical. Deixou como legado uma rede de profissionais motivados e atuantes nos estudos dos insetos, especialmente dos térmitas, em ecossistemas sul-americanos.

“Adelmar foi um exemplo de profissional e pessoa para todos aqueles que tiveram a oportunidade e o prazer de interagir com ele. Os seus ensinamentos e a maneira correta e ética de lidar com a coisa pública ecoarão entre os atuais e futuros profissionais ligados às Ciências Biológicas da UFPB”, comentou o professor Alexandre Vasconcellos, do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB e ex-aluno do professor Adelmar Gomes.

Ascom/UFPB | Imagem: Arquivo