UFPB oferece Auxílios Estudantis para a Pós-Graduação

As inscrições para o processo de seleção de auxílios estudantis para estudantes ativos da pós-graduação stritu sensu dos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto) da UFPB ocorrem até o dia 31 deste mês. A Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante (PRAPE) em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) por meio da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE) divulgou o Edital nº 1 para os auxílios dos quatro Campi, período letivo 2018.2.

O benefício exclusivo é para os estudantes de pós-graduação presencial, regularmente matriculados e de baixa renda e cursando disciplinas no período letivo em vigência, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, que visa oferecer condições para a sua permanência na educação superior.

Os estudantes contemplados para a Residência Universitária do Campus I receberão cumulativamente Auxílio Alimentação no final de semana e feriados nacionais. O auxílio será depositado em conta corrente informada pelo estudante no ato da inscrição, no seu perfil do SIGAA, no valor de R$ 240,00. Eles terão acesso ao Restaurante Universitário para almoço e jantar. Os estudantes permanecerão na residência por um período de nove meses, perdendo esse direito caso venham receber alguma bolsa.

Os estudantes dos Campi I, II, III, IV e Unidade Mangabeira receberão R$ 560,00 de Auxílio Moradia que será depositado em conta corrente ativa do próprio aluno informado no ato da inscrição, no seu perfil do SIGAA. Os estudantes permanecerão no Auxílio Moradia por nove meses, devendo comunicar a PRPG caso venham a ser contemplados com bolsas. Esses estudantes terão acesso ao Restaurante Universitário para o almoço ou jantar.

Conforme o Edital nº 1 serão ofertadas 65 vagas assim distribuídas: Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira (RUFET) do Campus I de João Pessoa – 10 vagas; Auxílio Moradia Campus I – 25 oportunidades;  Auxílio Moradia do Campus II - 5 vagas; Auxílio Moradia Campus III - 5 vagas; e finalmente três vagas para Auxílio Moradia no Campus IV.

As vagas para o Restaurante Universitário ficaram assim distribuídas: cinco vagas para o RU de João Pessoa; cinco para o RU do Campus II em Areia; cinco oportunidades para o Campus III em Bananeiras; e no Campus IV (Mamanguape e Rio Tinto) com duas vagas.

Entre as exigências para concorrer aos auxílios estudantis estão: estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de pós-graduação presencial no período letivo em vigência; comprovar vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo; estar regularmente matriculado, em disciplinas dos cursos de Mestrado ou Doutorado; estar cursando o primeiro curso de Mestrado ou Doutorado acadêmico; e não estar matriculado na graduação.

Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, sendo a primeira de homologações das inscrições e a segunda de análise da documentação. O processo de avaliação socioeconômica e de seleção é de responsabilidade da equipe de serviço social da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) dos quatro Campi. Do total de 65 vagas, 20 por cento serão destinadas aos candidatos autodeclarados oriundos da população negra, povos indígenas, povos comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até o dia 31 deste mês. É vedada a inscrição fora de prazo, bem como inscrições que não sejam feitas no SIGAA.

Todas as informações e detalhes do processo podem ser conferidos no Edital nº 1 da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil (PRAPE) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) no endereço eletrônico: www.prpg.ufpb.br  ou pelo telefone (83) 3216-7686.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo