UFPB retomará obras de Energias Renováveis e Ginásio Didático

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomará as obras do Centro de Energias Renováveis (CEAR) e do Ginásio Didático, no campus I, em João Pessoa, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste momento, estão sendo concluídos projetos complementares como os de sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de combate a incêndio. Os trabalhos terão início no segundo semestre deste ano.

“Estamos priorizando as obras mais próximas de serem finalizadas. Temos orçamento limitado e contingenciado. A preocupação é concluir o que é possível. Em breve, apresentaremos à comunidade acadêmica e à sociedade o quantitativo de obras recebidas no início da gestão, as que já foram concluídas, as em andamento e a situação de todas as outras, para que providências sejam tomadas”, garante a reitora Margareth Diniz.

Ao longo desta semana, equipe do ITA, formada pelo major Samuel Boschetti, pela capitão Laura Sarti e pelo tenente Renan Lacerda, esteve, pela terceira vez na UFPB, a fim de avaliar o prosseguimento dessas obras em específico. O major explica que as paralisações se deram, essencialmente, devido à ausência de alguns projetos complementares e a alterações de escopo durante a execução do empreendimento. O grupo voltará em maio, para outra inspeção.

Até então, tiveram seguimento, em novembro do ano passado, obras no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), para a conclusão do prédio das pós-graduações da unidade acadêmica. Depois das do CEAR e do Ginásio Didático, provavelmente será a vez da Escola de Música.

A parceria com o ITA trata-se de uma cooperação entre o Ministério da Educação (MEC) e o Comando da Aeronáutica, a partir da qual a Secretaria de Ensino Superior da pasta do executivo federal solicitou apoio para o compartilhamento de esforços e, principalmente, troca de experiências técnico-administrativas, visando à retomada de obras paralisadas na UFPB.

Trabalho conjunto

Na primeira interação com o corpo técnico da UFPB, em setembro do ano passado, equipe do ITA visitou obras paralisadas no campus-sede, em João Pessoa. A partir das informações obtidas, foi elaborado um diagnóstico no qual foram elencadas possibilidades técnicas e administrativas para a retomada dos empreendimentos.

De acordo com Samuel Boschetti, no segundo contato, em outubro do mesmo ano, baseado no diagnóstico realizado, foi executado um trabalho conjunto, no sentido de programar as ações sugeridas para a retomada das obras no CCSA e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Materiais (Nepem). Só foi possível retomar as do CCSA.

“Em parceria com a equipe da então Prefeitura Universitária, agora Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), têm sido efetivados estudos criteriosos sobre a situação de cada uma das obras”, conta o militar. Após conscientização das situações específicas, foram discutidas possibilidades de solução, com o intuito de oferecer alternativas técnicas e jurídicas.

A cooperação entre UFPB e ITA não tem duração pré-determinada. “Reconhecemos que se trata de uma situação complexa, mas acreditamos que o trabalho conjunto e ações e soluções viáveis e seguras permitirão progressiva redução do passivo de obras inacabadas”, conjectura o major.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação/Oriel Farias