UFPB seleciona projetos para caatinga e agropecuária

A Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), seleciona projetos para concessão de recursos financeiros nas áreas de floricultura e fruticultura do bioma caatinga e agropecuária aplicada, por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/ 02/2018 - Ação Transversal – Projetos Institucionais.

O valor máximo de cada proposta deve ser de R$ 500 mil. Os diretores dos Centros de Ensino terão que encaminhar as listas de subprojetos, por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), até 16 de abril.

A divulgação dos resultados dos pareceres externos aos coordenadores dos subprojetos ocorrerá no dia 23. Reunião para apresentação dos resultados dos pedidos de reconsideração e resultado final será realizada em 26, com local e horário a definir.

Esta chamada pública foi pauta de palestra do presidente da Finep Waldemar Barroso Magno Neto sobre linhas de financiamento, para diretores dos Centros de Ensino e demais gestores da UFPB. A apresentação ocorreu na última sexta-feira (22), por volta das 10h, no Auditório da Prefeitura Universitária, no campus-sede, em João Pessoa.

No Gabinete da Reitoria, garantiu à reitora Margareth Diniz e ao pró-reitor de pesquisa Isaac Medeiros que vai dar continuidade às parcerias e aos projetos desenvolvidos junto à universidade. “Estou impressionado com o desempenho da UFPB no andamento das obras e nos projetos de internacionalização e de patentes”, destacou Magno Neto.

Ele também visitou laboratórios como o de Multiusuário de Caracterização e Análise (LMCA), que dá suporte a vários programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da UFPB e de outras instituições do estado da Paraíba e da Região Nordeste, nas áreas de química, produtos naturais, biologia, agronomia, tecnologia de Alimentos e nutrição.

“O LMCA é um dos 27 do gênero no país. Conversamos sobre outros laboratórios que foram instalados e estão funcionando devido a recursos da Finep. Desde 2001, foram concedidos mais de R$ 62 milhões. Esse apoio sucessivo tem sido essencial para que a UFPB seja considerada hoje núcleo de excelência em varias áreas do conhecimento.”, avalia Isac Almeida de Medeiros.

Manutenção de equipamentos

Ainda durante a sua apresentação, Waldemar Barroso Magno divulgou a Chamada Pública MCTIC/FINEP/Ação Transversal – SOS Equipamentos. Ela visa selecionar propostas para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte.

Os materiais precisam ter sido financiados por instituições que atuam no desenvolvimento científico e tecnológico e/ou por integrantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Esta Chamada se caracteriza como um Programa de Fluxo Contínuo, com avaliações mensais. As propostas devem ser enviadas até 1° de abril.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação/Oriel Farias