Estudante da UFPB recebe menção honrosa

Elis Torrezan foi agraciada na Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE) ocorrida no Rio de Janeiro

A estudante do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elis Torrezan, recebe, no segundo ano consecutivo, menção honrosa pela apresentação de trabalho científico na Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE).

A XXVI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimentalocorreu em agosto deste ano, na cidade do Rio de Janeiro e teve a participação de centenas de estudantes, além de dezenas de pesquisadores nacionais e estrangeiros, sendo o maior evento nacional na área de Experimental.

Elis Torrezan é bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e desenvolve estudos sobre a expressão e a distribuição celular de proteínas transportadoras em células embrionárias, sob a orientação do professor Luis Fernando Marques-Santos, Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Biologia Celular e Molecular e docente do Departamento de Biologia Molecular (DBM) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

A menção honrosa deste ano foi recebida pela apresentação do trabalho intitulado "Functional activity of ABCB1 and ABCC1 proteins in the sea urchin Echinometra lucunter pluteus larvae", onde a estudante investiga a atividade de proteínas envolvidas no fenômeno de resistência a múltiplas drogas em estágios iniciais e tardios do desenvolvimento embrionário de ouriços-do-mar.

O objetivo principal do estudo é entender os mecanismos moleculares e celulares que controlam a expressão destas proteínas. Tais proteínas também são encontradas em seres humanos e são responsáveis pelo insucesso do tratamento quimioterápico de diversos tipos de tumores, sendo alvo de estudos científicos desde a década de 1970.

Saiba mais: www.dbm.ufpb.br/~marques, www.dbm.ufpb.br/~pgbcm; telefone: (83) 3216-7646.

Fonte:Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do DBM