UFPB promove Salão e integra setor produtivo

Evento, que também terá a participação do Ministério da Integração Nacional, visa ampliar as parcerias entre universidades, instituições governamentais e setor produtivo

Atrair o olhar do empresariado paraibano para as iniciativas científicas no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É com esse objetivo que o "Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos do Centro de Tecnologia" da UFPB realiza, de 28 a 30 de setembro, o I Salão de Integração entre Universidade e Setor Produtivo na Paraíba.

O evento vai reunir diversos segmentos da sociedade com o objetivo de promover parcerias entre centros de pesquisa, instituições governamentais, não governamentais e setor produtivo. A programação dos três dias de evento, constituída de rodada de negócios, mesas redondas e feira de inovações, pode ser encontrada no site www.salaodeintegracao-ufpb.com.br.

De acordo com o idealizador do evento, professor Luiz Renato de Araújo Pontes, da Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp), a iniciativa deve unir as experiências dos dois setores co-responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Estado em seus diversos aspectos. "Com esse encontro as empresas poderão beber na fonte do conhecimento. O resultado disso é a conquista da inovação e da altíssima competitividade por parte das empresas e a aplicação da ciência e tecnologia por parte da Universidade", explica Luiz Renato, destacando que "esses setores alavancam o desenvolvimento do Estado quando caminham juntos".

Um exemplo de sucesso decorrente desse encontro entre setor produtivo e Universidade e apontado por Luiz Renato é o caso da Bateria Moura. Um dos símbolos da parceria entre os setores, ele conta que a Bateria Moura nasceu da parceria entre o empresariado e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolveu a tecnologia. "Esse é um grande exemplo de trabalho em conjunto", afirma ele, frisando que o evento a ser realizado na UFPB incentivará as discussões sobre as oportunidades de negócios nos diferentes cenários econômicos e apresentará a inovação como incentivo para o aumento da competitividade das empresas.

A programação do evento tem início no dia 28 de setembro, às 8h, no auditório da reitoria da UFPB, com o Seminário de Boas Práticas. À noite, o evento segue com sua solenidade de abertura no auditório do Centro de Tecnologia (CT). Na ocasião, o público assistirá ao show do humorista Jessier Quirino. Para participar do evento, estudantes que queriam inscrever projetos, profissionais, empresas e demais interessados podem fazer inscrição pela página www.salaodeintegracao-ufpb.com.br ou obter mais informações pelos telefones (83) 3244-7642 e 3566-4276.

Governo Federal marcará presença no evento

Além do setor produtivo e Universidade, no evento também estarão presentes representantes de órgãos estaduais e federais de desenvolvimento, financiamento e patentes. O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, segundo Luiz Renato, é um dos principais nomes que já confirmaram presença no evento. Os Secretários de Desenvolvimento Econômico dos Estados da Paraíba, Renato Feliciano, e de Pernambuco, Geraldo Julio, também já confirmaram presença em mesas redondas do Salão.

Viste o site: http://www.salaodeintegracao-ufpb.com.br/

Confira a programação: