Fórum tematiza sexualidade e audiovisual

O Fórum Nacional do Audiovisual - Matizes da Sexualidade será realizado na UFPB em outubro, e em paralelo, ocorre a III Mostra de Filmes Temáticos

Com a finalidade de discutir temas inerentes à sexualidade e ao áudio-visual, será realizado no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, o Fórum Nacional do Audiovisual – Matizes da Sexualidade.

O evento é uma promoção do Digital Mídia – Núcleo de Estudos em Mídias, Processos Digitais e Sexualidade, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação Sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero e com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção em Audiovisual, ambos da UFPB. Também terá parte de suas atividades se realizando no Espaço Cine Digital e no Espaço Cultural José Lins do Rego.

O evento terá início no dia 14 e se estenderá até o dia 30 de outubro. Dentro do fórum, paralelamente transcorrerá a III Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade, que exibirá filmes com temas sexuais diversos e que estão fora do circuito comercial dos cinemas paraibanos. A entrada será franqueada.

O fórum também tem o objetivo de aprofundar, de forma transdisciplinar, o debate acadêmico acerca das questões que permeiam as representações da sexualidade no universo das mídias audiovisuais. “Nosso direcionamento acadêmico é circunscrever a discussão da sexualidade na perspectiva dos direitos humanos”, detalham os organizadores do evento.

Do Fórum Nacional do Audiovisual – Matizes da Sexualidade pode participar qualquer pessoa interessada pela temática, sobretudo professores, alunos e pesquisadores. Também estará disponível para acesso dos participantes um espaço denominado de Zona Livre para lançamento de livros, exposições de mostras fotográficas, intervenções cênicas e atividades paralelas.

Para estudantes que inscreverem trabalhos e cineclubistas de outros estados, serão disponibilizadas 30 vagas de estadia no Núcleo de Teatro Universitário da UFPB.

Informações e programação completa podem ser acessadas pelo blog do evento no endereço:

http://forumacademicodoaudiovisual.wordpress.com/ou por telefone com o Coordenador Geral do Fórum, professor Pedro Nunes: (83) 8829-6254).

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Wellington Farias