Servidores da UFPB retornam as atividades

Sintespb acata uma decisão do comando nacional de greve da Fasubra e suspendem a paralisação a partir de segunda-feira (26

Os servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspenderão a paralisação das atividades a partir de segunda-feira (26). A decisão foi tomada ontem (19) em assembleia geral na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), acatando uma decisão do comando nacional de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). A greve que durou mais de cem dias começou no dia 6 de junho.

Segundo o presidente do Sintespb, Rômulo Xavier, mesmo não obtendo ganhos reais a greve já cumpriu o seu papel na organização dos trabalhadores das universidades. Ele enfatizou que, durante a paralisação, o governo não recebeu o movimento para as rodadas de negociação a não ser que a categoria voltasse ao trabalho. Rômulo explicou também que o retorno às atividades “não significa que a luta vai terminar, mas ela segue com as reivindicações locais como é o caso do horário corrido”.

Os servidores da UFPB reivindicam que o piso salarial da categoria seja recalculado para, pelo menos, três salários mínimos (R$1.635). De acordo com os dados do Sintespb, o vencimento atual é de R$ 1.034. A intenção da entidade era de que o reajuste fosse incluído no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2012, que já foi encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional e cujo prazo foi encerrado no dia 31 de julho.

“Para nós da UFPB, isso não é uma derrota. Já vivenciamos esse mesmo problema em 2005 e fomos à luta e conseguimos as nossas reivindicações. Quando se está no movimento, temos que nos preparar para ganhar ou perder. A luta continua e vamos recuperar nos anos de 2012 e 2013 os prejuízos de 2011”, explicou o presidente do Sintespb.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo