Orquestra e Coro apresentam ‘Réquiem de Mozart’

A Orquestra Sinfônica da Paraíba e o Coro de Câmara Villa-Lobos se apresentam, nesta quinta feira (22), às 21h, no Cine Banguê do Espaço Cultural

A Orquestra Sinfônica da Paraíba e o Coro de Câmara Villa-Lobos se apresentam, nesta quinta feira (22), às 21h, no Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O concerto será regido pelo maestro convidado Carlos Anísio, professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atual regente titular da Orquestra de Câmara de João Pessoa.

O programa da apresentação traz uma das mais importantes obras do repertório erudito e sacro mundial, o “Réquiem em Ré Menor”, de Mozart. A entrada é gratuita.

Além do já reconhecido Coro de Câmara Villa-Lobos, haverá a participação de novos solistas, como a soprano Izadora França e o contratenor Kleiton D’Araújo, paraibanos que vêm conquistando espaço e reconhecimento na música erudita nacional, ao vencer importantes concursos de canto e participar de diversos Festivais Internacionais de Música no Brasil. Haverá ainda a participação do tenor e professor de canto e regência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vladimir Silva, e do baixo Pedro Paulo Queiroz, solista e integrante do Coro de Câmara Villa-Lobos.

Além dos cantores, haverá o solo do trombonista da OSPB e professor da UFPB, Sandoval Moreno, e a participação especial do ator Luiz Carlos Vasconcelos, narrando a tradução em português do texto em latim que compõe o Réquiem.

A obra de Mozart – O “Réquiem em Ré Menor” é uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, datada de 1791. É sua última composição, considerada uma de suas melhores e mais famosas obras, não apenas pela música em si, mas pelos debates sobre até que parte a obra foi preparada por Mozart antes de sua morte – ela teria sido posteriormente finalizada por seu amigo e discípulo Franz Xaver Süssmayr.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da Funesc