Curtas de ex-alunos da UFPB são destaque no Cineport

Os filmes foram produzidos pelo projeto ViAção Paraíba que percorreu as microrregiões paraibanas, levando oficinas e exibições

Cinco filmes realizados por ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba são destaque na programação do  5◦ Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), que terminou neste domingo (25), na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. São os curtas “Metafísica”, dirigido por Eduardo Gomes; “Olhar Particular”, de Paulo Roberto; “Travessia”, Kennel Rógis; “No Meu Pé de Parede”, Ighor do Egito, e “A Caixa D’Água do Sertão”, de Diassis Pires.

Todos os filmes dos ex-alunos do ViAção Paraíba foram projetos aprovados no edital do Mais Cultura-Microprojetos, com apoio do Governo do Estado, Governo Federal (Ministério da Cultura), Funarte, Banco do Nordeste e Instituto Nordeste Cidadania.

Segundo os coordenadores do ViAção Paraíba, Torquato Joel e Francisco José Rodrigues -Dudé, o Projeto tem o objetivo de estimular uma visão crítica da linguagem audiovisual e de despertar o surgimento de realizadores no interior do Estado. Nos últimos cinco anos, o ViAção percorreu todas as microrregiões da Paraíba, levando oficinas de cinema e exibições de curtas metragens nordestinos a três cidades do interior a cada ano.

A edição 2011 do projeto, intitulada ViAção Paraíba - Fronteiras, foi realizado em municípios que fazem divisa com outros estados. O primeiro foi Umbuzeiro, no Cariri paraibano, que faz divisa com Pernambuco. O segundo no mês de junho, foi realizado em Picuí, no Curimataú, na fronteira com Rio Grande do Norte, e no mês de julho, aconteceu na cidade de Conceição, Sertão Paraibano, vizinho ao Estado do Ceará.

O ViAção Paraíba tem patrocíniodo Programa BNB de Cultura – Edição 2011, com parceria do BNDES e Governo Federal, realização da  Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Coordenação de Extensão Cultural – PRAC/COEX, com apoio das prefeituras.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Com informações da PRAC/COEX