Matemática da UFPB celebra Jubileu de Ouro

A entrega de placas comemorativas e palestras acontecem no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Campus de João Pessoa

Os festejos dos 50 anos do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram marcados com entrega de placas comemorativas aos professores fundadores Nelson de Oliveira Castro - o mais antigo, Abdoral de Sousa Oliveira - o primeiro bacharel em Matemática e Aldo Beserra Maciel - como o primeiro da Pós-Graduação. A solenidade se realiza no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus de João Pessoa.

Começou na manhã desta sexta-feira (30) com palestras do professores Luis Adauto Medeiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orlando Stanley Juriaans da Universidade de São Paulo e Aldo Beserra Maciel da Universidade Estadual da Paraíba. À tarde, a programação de palestras em comemoração ao Jubileu de Ouro, que aconteceu no dia 14 de agosto, continua às 15h30, com os ex-alunos do Departamento de Matemática, os professores Pablo Braz e Silva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Jorge Hebert de Lira da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Programação será encerrada às 17h, com coquetel.

Ao falar para uma platéia de ex-colegas de curso, professores, alunos, funcionários, entre outros convidados, o professor Fagner Dias disse que “Foi graças ao curso de Matemática que me encontro onde estou. Agradeço a Deus por estar como chefe no dia em que o Departamento completa 50 anos” ressaltou.

O professor Fagner Dias falou de sua trajetória profissional desde o momento que começou a freqüentar o curso de Matemática. Ele citou todos os professores do departamento que foram importantes nas conquistas que foram obtidas ate hoje.

“Aqui, aprendi, com meus mestres além do conhecimento que está na base de minha formação como docente, a cultivar valores dedicados ao ensino das matérias, mas sobretudo com os meus valores morais” finalizou

Em seguida, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, professor Antonio José Creão, lembrou a força que representa do Departamento de Matemática para a UFPB. “Não podemos comparar a nossa universidade com as dos Estados Unidos, por exemplo, e sim conosco mesmo. A UFPB foi criada em 1955 e federalizada em 1960 e o Departamento de Matemática que hoje completa 50 anos faz parte da história da instituição”, enfatizou

Para Creão, a entrada de novos professores na instituição e principalmente no Departamento de Matemática vai fazer, com os que já estão no batente, a valorização  através do ensino, pesquisa e a extensão que é a base de qualquer universidade pública.

A solenidade do Jubileu de Ouro do Departamento de Matemática contou com a presença dos professores Fagner Dias Araruna, Chefe do Departamento de Matemática; Antonio José Creão Duarte, Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza; João Marcos Bezerra do Ó,  Coordenador do Doutorado e do Profmat; Daniel Pellegrino, Coordenador do Mestrado Acadêmico;  Eduardo Gonçalves dos Santos, Coordenador da Graduação; José Gomes de Assis, Coordenador da Graduação Virtual e Carlos Alberto representando os aposentados do Departamento de Matemática, alem de estudantes e servidores do Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Contatos com o Departamento de Matemática pelo telefone: (83) 3216-7434.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo