Campus III inscreve para cursos profissionais

São oferecidas 275 vagas para alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio, além de profissionais autônomos

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de Bananeiras, realiza o processo seletivo 2012 para ingresso em seus cursos profissionalizantes de nível médio em Agropecuária, em Agroindústria e em Aquicultura.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (3) até o dia 31 de outubro de 2011(para os Cursos de Agropecuária e Agroindústria) ede hoje (3) até 31 de Janeiro de 2012(para o Curso de Aquicultura), na Secretaria do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros em Bananeiras, PB.

Para os cursos de Agropecuária e Agroindústria na Modalidade Subsequente, o Exame de Seleção será realizado no dia 3 de dezembro de 2011 (Sábado), com início às 8h horas, no Pavilhão de Aulas do CAVN e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio (Peso = 4,0) e de uma entrevista (Peso = 6,0).

Para os cursos de Agropecuária e Agroindústria, Curso Integrado e PROEJA, o Exame de Seleção será realizado no dia 4 de dezembro de 2011 (Domingo), com início impreterivelmente às 9h horas e término às 12h, no Pavilhão de Aulas Solon de Lucena do CAVN, e constará de provas escritas conjuntas de Português, Matemática e Ciências, no nível do Ensino Fundamental.

Para o curso de Aquicultura (Subsequente), o Exame de Seleção será realizado no dia 16 defevereiro de 2012 (quinta-feira), com início às 8h horas, no Pavilhão de Aulas do CAVN e constará de uma prova escrita conjunta de Português e Matemática, no nível do Ensino Médio (Peso = 4,0) e de uma entrevista (Peso = 6,0).

De acordo com o Art. 4º, § 1º, do Decreto Nº 5.154/2004, os cursos do CAVN são oferecidos nas seguintes modalidades:

a) Modalidade Integrada: os alunos estudam o Ensino Médio e Tecnológico de forma integrada;

b) Modalidade Subsequente: (Pós-médio), os alunos cursam apenas o Ensino Profissionalizante, pois ingressam nessa modalidade os alunos que já concluíram o Ensino Médio;

c) Modalidade PROEJA: destinado aos alunos que estão fora da faixa etária escolar (idade superior a 18 anos). Nesta modalidade o Ensino Médio e o Ensino Técnico são integrados.

No total são oferecidas 275 vagas para alunos concluintes do Ensino Fundamental (9o ano) e Ensino Médio, além de profissionais autônomos, distribuídas da seguinte forma:

Modalidade

Agropecuária

Agroindústria

Aquicultura

Integrada

-

Subsequente (Pós-Médio)

PROEJA (Integrada)

-

O Técnico em Agropecuária será capaz de desempenhar atividades ligadas à agricultura, pecuária, agroecologia e administração rural nas áreas de culturas anuais, perenes, fruticultura, controle fitossanitário, produção de mudas, topografia e irrigação.

O Técnico em Agroindústria se habilita para atuar no beneficiamento, armazenamento, processamento e controle de qualidade de matérias-primas e/ou produtos agroindustriais.

O Técnico em Aquicultura pode atuar no cultivo, como gestão e/ou assistência técnica de empresas publicas e particulares na área de aquicultura (peixes, camarões e rãs) nos segmentos da larvicultura, engorda, fábricas de rações, abatedouros e empresas de processamento de pescado.

Os profissionais formados pelo CAVN/UFPB poderão trabalhar em empresas públicas ou privadas, montar seu próprio negócio ou prestar consultoria técnica, procurando desenvolver o setor e garantindo a preservação ambiental.

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, conhecido em todo o País por seus 87 anos de tradição e excelência na qualidade de ensino médio e técnico, dispõe de infraestrutura acadêmica: salas de aulas equipadas com data-show, biblioteca atualizada, laboratório de informática, sala de estudos, laboratório pedagógicos equipados didaticamente para atender cada disciplina, serviço ambulatorial médico-psicológico e um quadro de professores com excelente qualificação.

Além disso, o colégio dispõe de infraestrutura de apoio e lazer: restaurante, residência estudantil, salas de televisão equipadas com parabólicas e aparelho de DVD, ginásio esportivo, campo de futebol gramado, quadra de areia, sala de jogos e banda marcial, totalmente gratuita.

Mais informações nos sites: www.cavn.ufpb.brou pelo telefone: (83) 3367-1200, ramal 2283 (Coordenação de Agropecuária), ramal 2233 (Coordenação de Agroindústria) e ramal 2281.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do CAVN