Desenhista francês participa de encontro em João Pessoa

ImprimirImprimir

Lewis Trondheim mostra seus trabalhos em eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB e da Aliança Francesa

 

O quadrinista francês Lewis Trondheim estará apresentando sua obra na Paraíba antes de ir para o Rio Comicon. A presença dele faz parte do seminário “Quadrinhos: reflexão e paixão”, organizado anualmente pelo Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) – Mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e que conta pela segunda vez com a parceria da Aliança Francesa de João Pessoa e da Embaixada da França.

 

Lewis Trondheim participa na terça-feira (18), às 19h, na Usina Cultural Energisa - do Encontro Desenhado; na quarta-feira (19), às 19h, na loja especializada Comic House (av. Nego, 200 Tambaú) – faz o lançamento do álbum Gênesis Apocalípticos + Os Inefáveis.

 

Os quadrinhos poéticos de Lewis Trondheim

Os quadrinhos franceses se destacam por sua produção abundante, mas particularmente autoral. Em contraponto aos quadrinhos de massa, sem deixar de se enquadrar na indústria cultural, as produções do país primam pelo requinte editorial, pelo conteúdo introspectivo e pela expressão idiossincrática de seus autores, além do forte caráter experimental.

 

Foi com essa inquietação e espírito inovador que em 1990 fundou-se a editora independente l’Association, reunindo boa gama de jovens autores que tomavam com as próprias mãos o encargo de se editar. Dentre esses autores figuravam Lewis Trondheim, que lida até hoje no seio das publicações francesas independentes, mas não só.

 

Com uma obra ampla e expressiva, Lewis, que nasceu na França em 1964, publicou dezenas de álbuns solo e em parceria com diversos autores, tanto na própria editora que ajudou a criar quanto nas renomadas editoras do mercado francês, a exemplo de Delcourt, Fantagraphics, Le Lézard, Cornélius, Le Seuil, Dargaud, entre outras. Apesar do reconhecimento de sua obra e do acesso irrestrito ao mercado, Lewis e o grupo l’Association preservam a liberdade proporcionada pela edição independente, reforçando o catálogo da editora e abrindo espaço para novos autores.

 

Em sua estreia no Brasil, numa parceria da Marca de Fantasia com l’Association, e com o patrocínio da Embaixada Francesa no Rio de Janeiro, da Aliança Francesa de João Pessoa e do Mestrado em Comunicação da UFPB, Lewis nos apresenta duas séries de histórias em quadrinhos, lançadas originalmente em edições separadas, mas reunidas em álbum na edição brasileira, intitulada Gênesis Apocalípticos + Os inefáveis. São histórias de uma visão muito particular sobre o mundo e o ser humano, um trabalho de forte aspecto reflexivo que se traduz numa sutil e delicada ironia. As pequenas histórias que compõem o álbum alcançam a essência que caracteriza as obras poéticas.

 

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7925.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do PPGC
Compartilhar: