UFPB promove debates com perseguidos da Ditadura Militar

“Compartilhando Memórias: As que não serão esquecidas”acontece nesta terça-feira (18) e na quinta-feira (20), às 19h, no auditório da Reitoria, no Campus I

O Ciclo de Debates “Compartilhando Memórias: As que não serão esquecidas” promove encontro com perseguidos da Ditadura Militar na terça-feira (18) e na quinta (20), às 19h, no auditório da Reitoria no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O ciclo tem como objetivo colher os depoimentos de militantes que foram perseguidos e fichados durante o período da Ditadura Militar para serem catalogados e posteriormente mostrados aos mais jovens sobre os acontecimentos daquela época.

O encontro da terça-feira (18) terá como expositores o advogado Agassis Almeida e o professor Ariosvaldo da Silva Diniz. Ambos vão falar das suas experiências de como enfrentaram o regime militar. Eles vão explicar também sobre o fichamento na Delegacia de Ordem Social e Política (DOPS), durante o período da Ditadura Militar.

Já na quinta-feira (20) às 19h, vão falar de suas experiências vividas no período da Ditadura Militar o jornalista Carlos Aranha e o cineasta e professor Jomard Muniz de Brito.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia Guerra, o projeto organiza o acervo documental do extinto Departamento de Ordem Social e Política do País (DOPS), sob custódia do Conselho Estadual dos Direitos do Homem e do Cidadão. O projeto promove debates sobre a repressão na Paraíba. “A partir destes documentos alunos e a comunidade em geral terão um novo registro visual sobre os acontecimentos daquela época”, destaca Lúcia Guerra.

Com mediação do jornalista e professor da UFPB, Carmélio Reynaldo, o programa integra o acervo e memória da Ditadura na Paraíba, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, com apoio do MEC e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), que está organizando este acervo do Departamento de Ordem Social e Política (DOPS), sob a coordenação dos professores Lúcia Guerra e Giuseppe Tosi.

Quem são os homenageados

Agassis Almeida – Nascido em Campina Grande, Agassis criou faculdades e ligas camponesas sob uma visão ideológica que abarca Lênin, Gramsci, Lukács e Althusser. O Golpe Militar de 64 cassou seu mandato de deputado estadual e o levou aos cárceres da Ilha de Fernando de Noronha.

Ariosvaldo da Silva Diniz - Nasceu em Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba, onde passou a infância e a adolescência. Nesta fase de sua vida, entrou em contato com autores clássicos da literatura histórica e sociológica, a exemplo Marx, Weber, Durkheim, Florestan Fernandes e Caio Prado Júnior.

Carlos Aranha - É jornalista, escritor e compositor. Ele possui cerca de dez livros – entre poemas, ficção científica, crônicas, críticas e memórias. Como jornalista, Carlos foi editor do suplemento literário Correio das Artes (A União) e presidente da Associação Paraibana de Imprensa, além de editor de cultura dos jornais A União, O Norte, O Momento e Correio da Paraíba.

Jomard Muniz de Brito – Escritor, professor universitário e cineasta. Jomard nasceu em Recife, no dia 8 de abril de 1937, filho da pernambucana Maria Celeste Amorim Silva com o paraibano José Muniz de Brito. Ocupou vários cargos públicos na área cultural, entre os quais diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco e diretor da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Autor de vários livros, entre os quais “Contradições do homem brasileiro”, “Do Modernismo à Bossa Nova”, “Vanguarda e Retaguarda da Cultura Brasileira”.

Outras informações e esclarecimentos sobre o evento no telefone (83) 3216-7329 ou no endereço eletrônico www.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo