Programa Luso-Brasileiro seleciona oito estudantes da UFPB

Entre os estudantes, está a aluna Clarissa Mesquita, estagiária do Polo Multimídia, que vai estudar por um semestre na Universidade do Minho, na cidade de Braga

A estudante Clarissa Mesquita Cabral de Azevedo, do sexto período do curso de Rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mais sete colegas universitários começam a preparar suas malas para morar um semestre em universidades portuguesas. Todos foram classificados na quinta-edição do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras.

Além de Clarissa, os estudantes selecionados foram Pedro Correia Romio, Raquel da Silva, Luana Jesus de Almeida da Costa, Gabriel Correia Romio, Niedja Sousa Melo, Emanice Martins dos Santos e Thobias Cavalcanti Laurindo Pereira.

Estagiária do Polo Multimídia da UFPB, Clarissa foi premiada com uma bolsa no valor de 3,3 mil euros para um semestre de estudos acadêmicos na Universidade do Minho. O programa de intercâmbio é resultado da parceria entre a UFPB e o Banco Santander.

Em 2011, inscreveram-se 82 candidatos para oito vagas destinadas a graduandos das áreas de Ciências Exatas (duas bolsas), Biológicas e da Saúde (uma), Humanas e Sociais (quatro) e Agrárias (uma). A classificação obedece ao Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE). Os oito alunos classificados para participar do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras – 2011 participam de reunião nesta segunda-feira (17), às 14h, na Assessoria para Assuntos Internacionais, no prédio da Reitoria, Campus de João Pessoa.

O convênio entre a Universidade Técnica de Lisboa e o Banco Santander foi firmado em 2007. O objetivo é estreitar as relações acadêmicas entre Brasil e Portugal, promovendo a excelência e a construção de um espaço ibero-americano de educação superior, por meio do incentivo à mobilidade dos estudantes universitários.

A contemplada

Clarissa Mesquita tem 20 anos e é natural de João Pessoa. No Polo Multimídia, onde faz estágio, trabalha com edição de vídeo e produção de programas da TV UFPB, como “Fórum Ideias” (dirigido por Marcus Alves) e “Quem Quiser que Conte Outra” (Valeska Picado). Ela afirma que sempre teve o intercâmbio como objetivo e que se preparou muito para realizar este sonho. “Não foi nada por acaso. Eu já tinha sido selecionada para o Piani (Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional), na Espanha, mas agora optei por estudar em Portugal”, revelou.

Foi na TV UFPB onde Clarissa diz ter “tomado gosto” por televisão. “Sempre adorei cinema, mas acabei me apegando por televisão”, ressaltou. A estudante, que ficará alojada na residência universitária, em Braga, diz que o intercâmbio é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica. Ela deverá embarcar para Portugal no início de fevereiro de 2012, já que as aulas começam no dia 19 do mesmo mês.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho