Coperve retifica concorrência do Processo Seletivo Seriado 2012

Pelo terceiro ano consecutivo o curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, é o mais concorrido, com 71,5 candidatos para cada vaga. Em seguida, estão os cursos de Engenharia Civil (26,1) e Nutrição (23,8). As provas serão aplicadas nos próximos meses de novembro e dezembro

A COPERVE informa que divulgou na Internet retificação dos dados referentes à concorrência geral aos cursos oferecidos no PSS 2012, bem como aos cursos oferecidos no PS 2012 (música, teatro, artes visuais e tradução).

A retificação se deve ao fato de a concorrência divulgada inicialmente ter sido calculada em relação à soma das vagas da concorrência geral com as destinadas à reserva para a escola pública, quando deveria ter sido calculada apenas em relação às vagas da concorrência geral.

Exemplificando:

A concorrência ao curso de Medicina, erroneamente divulgada, foi calculada em relação ao total de 96 vagas oferecidas no PSS 2012, quando deveria ter sido calculada em relação apenas as 67 vagas oferecidas para concorrência geral, uma vez que todos os inscritos para o curso concorrem a essas vagas, inclusive os inscritos para as vagas da reserva.

Desse modo, a concorrência correta para o curso de Medicina é: 4.788 candidatos inscritos / 67 vagas = 71,5 candidatos/vaga

Portanto, pelo terceiro ano consecutivo o curso de Medicina no Campus de João Pessoa é o mais concorrido do Processo Seletivo Seriado 2012 da Universidade Federal da Paraíba, em lista publicada nesta quinta-feira (20), pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Com concorrência de 71,5 alunos por vaga o que representa 4.788 inscritos para disputar as 67 oportunidades, o curso é seguido de Engenharia Civil do Grupo III onde as 56 vagas serão disputadas por 1461 inscritos, o que corresponde a 26,1.

Nutrição do Grupo II e o terceiro da lista, com 23,8 candidatos por vaga. Os três cursos mais concorridos são oferecidos no Campus de João Pessoa. Já no interior, o curso com maior concorrência foi de Medicina Veterinária com concorrência de 13,1; de Ciências Biológicas com 9,6 ambos no Campus de Areia; e de Administração, em Bananeiras, com  9 candidatos disputando uma vaga.

No Processo Seletivo Seriado 2012 outros cursos concorridos foram: no Grupo I -  Zootecnia (8,2), Grupo II - Fisioterapia (19,4), no Grupo III - Arquitetura e Urbanismo (21,9), do Grupo IV - Direito em João Pessoa (20,4).

As menores concorrências foram registradas nas Licenciaturas cursos em Francês (1,0); Letras Clássicas (Grego e Latim) com 1,1;  em Física (1,8); e Química (2,1) -  todos de João Pessoa, foram os menos procurados.

Ao todo, 42.545 alunos se inscreveram no Processo Seletivo Seriado 2012. Eles vão disputar as 6.240 vagas sendo 70% (4.420) destinadas a concorrência geral e 30% (1.820) são reservadas para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio e, pelo menos, três  anos do ensino fundamental em escola da rede pública.

A instituição também disponibilizará 1.560 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada do MEC (Ministério da Educação).

Com relação a concorrência do Curso de Formação de Oficial, tanto para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a Coperve esclarece que  a maior foi para policial militar feminino - com 379 candidatos disputando as  às cinco vagas, a concorrência ficou em 75,8. O curso de Formação Oficial Masculino com 1516 candidatos disputarão as 30 vagas o que representa 50,5. Os números estão a disposição no endereço www.pm.pb.gov.br.

As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de novembro, para os candidatos inscritos no conjunto de provas dos três anos e o Ensino Médio. Nos dias 18 e 19 de dezembro serão realizadas as provas para os vestibulandos inscritos somente para os exames da 3ª etapa e para aqueles que foram considerados aptos na 1ª e 2ª etapa.

A previsão é de que a primeira chamada seja divulgada no dia 25 de janeiro de 2012.

Outras informações e esclarecimentos e conferência da lista pelo endereço eletrônico www.coperve.ufpb.brou pelo fone (83) 3244-1580.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo