UFPB cresce 28 vezes mais em pontuação que a melhor universidade avaliada no ranking Folha

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) cresceu 28 vezes mais em pontuação que a primeira colocada no Ranking Universitário Folha (RUF), na comparação entre os anos 2013/2014.

Enquanto a Universidade de São Paulo (USP), 1ª. colocada, evoluiu de 96,89  (2013) para 97.00 (2014), experimentando crescimento de 0,11 pontos, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) evoluiu de 75,94 (2013) para 79.03 (2014), avançando 3,09 pontos, na avaliação de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Os dados constam do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgados há poucos dias, e colocam a UFPB em quinta posição entre as 38 universidades públicas e privadas do Nordeste, e em 25ª. entre as 192 melhores universidades públicas e privadas do país.

A propósito, entre as demais universidades públicas da Paraíba, a UFPB foi a única a experimentar crescimento na pontuação do RUF, o que denota acerto na gestão acadêmica do reitorado da professora Margareth Diniz.

RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)