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Diretrizes para Autores

Normas e orientações para a submissão de trabalhos ao III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

Instruções para Submissão de Trabalhos - LEIA ATENTAMENTE

O III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade receberá trabalhos acadêmicos e relatos de experiência nos temas relativos à Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, realizados por trabalhadores, estudantes e/ou pesquisadores da área.

1- Informação Gerais:

  • Prazo final para inscrição de trabalhos: até 31 de julho de 2014.
  • Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores por trabalho.
  • O responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito no Congresso e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado, no máximo, até dia 31 de agosto de 2014, prazo final para que o trabalho seja incluído nos anais do Congresso.
  • · Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 3 eixos do evento: 1- Formação; 2- Carreira; e 3- Cuidado em Saúde. Para saber em qual tema encaixa-se seu trabalho CLIQUE AQUI e veja a relação de temas sugeridos por Eixo.
  • · Serão aceitos no máximo 3 resumos de trabalhos por congressista.
    O apresentador do trabalho deve ser um dos autores.
  • A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.
  • · Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, nominando o apresentador.
  • Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade.

2- Modalidade de Trabalhos:

Os resumos de trabalhos serão aceitos em duas modalidades:

Resumos acadêmicos

  • Referem-se a trabalhos científicos no temário do congresso, concluídos ou em andamento com resultados parciais.
  • Sugestão de tópicos a serem observados: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão.

Resumos de relatos de experiência.

  • Referem-se a relatos de experiências e de intervenções que dialogam com o temário do congresso que se queira divulgar por sua relevância, aplicabilidade e consequentes aprendizados.
  • Sugestão de tópicos a serem contemplados: Caracterização do problema abordado, descrição da experiência (abrangência, atores envolvidas, desafios, efeitos alcançados ou não), aprendizados obtidos, recomendações.

3- Critérios para Aprovação:

  • Além dos requisitos descritos nos modelos acima, o processo de avaliação observará os seguintes critérios para a aprovação dos trabalhos:
    • A temática do trabalho deve ser relevante para o tema do congresso;
    • Encadeamento lógico entre os tópicos;
    • Clareza, coerência e concisão.

4- Avaliação e Modalidades de Apresentação

  • Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma dupla de avaliadores indicados pela Comissão Científica do Congresso.
  • Trabalhos aprovados e que apresentem potencial de inovação, de debate, ou que melhor se adequem à discussão proposta pela programação do Congresso, serão indicados pela Comissão para apresentação na modalidade Comunicação Coordenada com tempo de apresentação estimado em 15 minutos, podendo ser solicitado Resumo Expandido, conforme especificação descrita no item 3 “Normas para apresentação de resumos” a seguir.
  • · Os trabalhos aprovados e não indicados para apresentação na modalidade anterior serão apresentados nas Rodas de Conversa, com tempo de apresentação estimado de 5 minutos por trabalho.
  • Os trabalhos selecionados para envio de Resumos Expandidos deverão ser enviados à Comissão Científica com prazo de até 10 dias após a divulgação dos resultados da avaliação e comunicação do autor.
  • Os autores receberão oportunamente orientações sobre as modalidades e horários de apresentação.
  • Todos os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos Anais do III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. Aqueles aprovados com Resumos Expandidos serão publicados em seu formato expandido.

5- Normas para Apresentação de Resumos

  • Os resumos devem ser inscritos através do Formulário Eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos, conforme orientações disponíveis a seguir no item 6. Os campos obrigatórios do formulário devem ser completamente preenchidos. Deverá ser indicado o eixo temático (Carreira; Cuidado; Formação) predominante de cada resumo.
  • Os Resumos (tanto Acadêmicos como Relatos de Experiência) devem conter no máximo 2.500 caracteres contando os espaços.
  • Os Resumos Expandidos devem conter entre 6.000 a 7.000 caracteres na parte textual, preservando a estrutura apresentada nos modelos de resumo acima, além de referências bibliográficas, se for o caso.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.