Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM SITES DE REDES SOCIAIS: UMA NOVA APLICAÇÃO DO MODELO HAU-BA
Larriza Thurler, Marcos Cavalcanti

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


As novas tecnologias potencializaram a produção, o estoque e transferência/troca/compartilhamento de conhecimento, também no contexto corporativo. Muitas informações sobre processos, atividades e projetos são compartilhadas no ambiente digital, especialmente em redes sociais mediadas por computador - não só nas corporativas, mas também em grupos criados espontaneamente em Sites de Redes Sociais. Essas novas plataformas constituem espaços para interações dinâmicas e transformações do conhecimento, utilizando o conceito "Ba", de Nonaka e Konno (1998). Este artigo tem como objetivo explorar, conceitual e empiricamente, os fatores motivadores para o compartilhamento de conhecimento em "Ba" virtuais (especificamente em um grupo de consultores no WhatsApp), através de uma nova aplicação do modelo "Hau-Ba", proposto por Bonfour (2000, 2006), que integra a Teoria da Dádiva (MAUSS, 1954) e o conceito de "Ba". A análise preliminar indicou um efeito positivo das redes informais no “espírito” comum, na identidade e na atitude para troca de conhecimento.

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