Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARQUIVOS PÚBLICOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS E TIPOLOGIAS NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Taiguara Villela Aldabalde, Georgete Medleg Rodrigues

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Com base no entendimento de que a mediação cultural é um campo de pesquisa na área da Ciência da Informação, essa comunicação apresenta alguns dos resultados de uma tese de doutorado sobre as práticas de mediação cultural em uma instituição arquivística pública. Baseada em pesquisa histórico-documental fez-se o mapeamento dessas práticas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo de 1985 a 2015, categorizando-se as modalidades encontradas e classificando-as por diferentes tipologias. Os resultados mostram que as práticas de mediação cultural foram constantes no Arquivo Público do Espirito Santo ao longo do período estudado, constatando-se, também, a predominância de dois tipos de práticas: as efemérides e as visitas escolares. As primeiras, devido ao “Programa Arquivo Itinerantes”; as segundas, como resultado da política de parcerias com escolas, professores e universidades. Além disso, constatou-se assimetria entre as diferentes gestões do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, no que se refere a essas práticas, em termos qualitativos e quantitativos. O crescimento quantitativo e mudanças qualitativas das práticas de mediação cultural parecem relacionar-se ao entendimento do arquivo como um lugar de cultura. Conclui-se, também, que esse entendimento significou, objetivamente, a adoção contínua de uma política de parceria nas práticas de mediação cultural, incluindo artistas, escolas, universidades, governos, secretarias de cultura e outros agentes.

Texto completo: PDF