Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O BIBLIOTECÁRIO UNIVERSITÁRIO COMO AGENTE MEDIADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA DO CONHECIMENTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DE ZINS PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (CoInfo)
Rafael Barcelos Santos, Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Aborda as relações existentes entre o Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007) e a ação mediadora do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: de que forma a função mediadora do bibliotecário universitário está integrada ao Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins?. Para tanto, a investigação inicialmente concentrou em analisar as estruturas do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007). Verificou-se a existência de 10 categorias principais, divididas em dois grupos: o primeiro grupo incorpora a categoria de Fundamentos e está relacionado com o metaconhecimento da área; o segundo grupo possui 9 categorias (Recursos, Profissionais da Informação, Conteúdos, Aplicações, Operações/Processos, Tecnologias, Ambientes, Organizações e Usuários) e está associado ao fenômeno de mediação. Desse modo, as categorias pertencentes ao domínio da temática de mediação norteou esta investigação, a fim de identificar as contribuições do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007) para a ação mediadora do bibliotecário universitário no âmbito da Competência em Informação. A pesquisa de natureza teórica e documental interliga os significados dos conceitos de informação, de Competência em Informação e de Ciência da Informação na perspectiva do fenômeno de mediação do conhecimento humano nas instituições acadêmicas. Demonstra que a função social e educativa do bibliotecário universitário é evidenciada, quando esse profissional da informação é compreendido como um agente mediador das práticas de inserção e de consolidação da Competência em Informação. Conclui que a ação mediadora do bibliotecário universitário está integrada às categorias de mediação do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007), além de vislumbrar as possibilidades dos profissionais da informação de elaborar as estratégias, as políticas e os programas voltados para o aprendizado e vivência dos conceitos integrantes da Competência em Informação.

Texto completo: PDF