Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
O USO DO FACEBOOK PARA A DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO NORDESTE
Roberto Vilmar Satur, Raquel do Rosário Santos, Alzira Karla Araújo da Silva, Noadya Tamillys de Oliveira Duarte

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Os conceitos de marketing aplicados ao ambiente da biblioteca universitária, além de favorecerem a visibilidade dos materiais informacionais, dos serviços, dos produtos e da própria informação desenvolvidos e disponibilizados por ela, também possibilitam sua atuação junto à sociedade. Diante disso, justificou-se o desenvolvimento deste estudo descritivo que buscou identificar, no facebook, as divulgações realizadas pelas bibliotecas centrais e sistemas de bibliotecas das universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Os resultados indicam que a divulgação dos serviços disponíveis pelas bibliotecas universitárias ocorre em um processo tímido de promoção nas suas páginas do facebook, sendo ainda necessário diversificar os seus formatos, tornando-os mais criativos e atrativos para o usuário. No que concerne à visibilidade dessas divulgações, notou-se que têm obtido um nível significativo de repercussão, tendo como base o engajamento dos usuários.

Texto completo: PDF