Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

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O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Rosilene Moreira Coelho de Sá, Cláudio Paixão A. de Paula

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Este estudo buscou compreender o compartilhamento do conhecimento nas interações da orientação acadêmica em nível de mestrado e doutorado.  Investigou-se os elementos simbólico-afetivos envolvidos no compartilhamento do conhecimento na relação de orientação estabelecida entre docentes e discentes de um programa de pós-graduação stricto sensu. Os sujeitos da pesquisa pertencem a um programa de pós-graduação stricto sensu, com conceito "7" no Sistema de Acompanhamento e Avaliação da CAPES (área de Ciências Exatas e da Terra) de uma Universidade Federal. A pesquisa é de natureza empírica, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Os métodos de coleta de dados foram entrevistas, guiadas por um roteiro previamente definido, e o Teste Arquetípico dos Nove Elementos – AT9, que consiste na realização de um desenho, na descrição do mesmo e um pequeno questionário. Os dados coletados pelas entrevistas e os conteúdos obtidos através dos testes foram analisados com a finalidade de investigar os aspectos subjetivos do universo da orientação para estudos pós-graduados tanto sob o ponto de vista do orientador quanto do orientando utilizando-se do recurso da análise de conteúdo. O estudo partiu do princípio de que a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa ocorre por meio de várias formas de comunicação. A pesquisa teve como objetivo entender os aspectos da gestão do conhecimento relacionados ao compartilhamento do conhecimento na orientação acadêmica em nível de mestrado e doutorado. A identificação e análise dos dados colhidos dessas interações logrou um melhor entendimento da dinâmica do compartilhamento do conhecimento na construção do conhecimento e um aprofundamento da compreensão do comportamento observado na relação entre pesquisadores orientadores e orientandos. Em decorrência dessa observação compreendeu-se como estes se utilizam de estratégias que podem ser descritas e situadas dentro dos parâmetros da gestão do conhecimento para se organizarem e para avançarem na elaboração de sua pesquisa científica.

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