Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ESTUDOS DE USUÁRIOS: TIPIFICANDO OS USUÁRIOS INTERNOS E EXTERNOS DO ARQUIVO CENTRAL DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB)
Mayara Machado Leite, Dulce Amélia de Brito Neves

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Os estudos direcionados aos usuários da informação necessitam de maiores investigações, sobretudo, os usuários da informação arquivística, neste sentido, como pesquisa de mestrado, em andamento, busca-se este aprofundamento. Obtendo como objetivo principal analisar os usuários internos e externos do Arquivo Central do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) a fim de tipificá-los, neste contexto, entre os objetivos específicos, encontra-se identificar o perfil e tipificar os usuários internos e externos, identificar as necessidades, busca e uso informacional dos usuários em parâmetro no Sense-making e analisar a metacognição no processo de comportamento informacional dos usuários. Como quadro teórico utilizaremos Capurro (2003), Araújo (2008) e Dervin (1983) para conceitualizações e embasamento teórico. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa qualitativa, quantitativa e exploratória que utiliza das bases teóricas nos estudos fenomenológicos, a observação e a entrevista semi-estrutura. Espera-se que os resultados possibilitem uma abrangência contributiva para novas perspectivas teóricas e práticas nos estudos de usuários da informação arquivística enfatizado orientações na Arquivologia e Ciência da Informação.

Texto completo: PDF