Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANALISE DA DIMENSÃO HUMANA NO PROCESSO DE GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Sueny Gomes Léda Araújo, Wagner Junqueira de Araújo

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

A informação apresenta-se como um importante ativo para as instituições, necessitando ser gerenciada e protegida de forma adequada contra destruição indevida, indisponibilidade temporária, adulteração ou divulgação não autorizada. Diante desse contexto, buscou-se com esta pesquisa abordar sobre a gestão da segurança da informação concentrando-se na dimensão humana, dada à relevância do tema na Administração Pública Federal. Para isso, respondeu-se ao seguinte questionamento: como a dimensão humana é considerada no processo de gestão da segurança da informação na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de modo a atender as normas do governo federal?  Para tanto, foi necessário atingir o objetivo de analisar a dimensão humana no processo de gestão de segurança da informação na Progep/UFPB sob a ótica das normas do governo federal. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e, quanto ao método de investigação, estudo de caso.  Desse modo, foi utilizada a pesquisa documental, observação participante e entrevista, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados possibilitaram identificar a necessidade da UFPB em elaborar uma política de classificação da informação, uma vez que sua inexistência impossibilita a gestão da segurança da informação. Quanto à conscientização em segurança da informação, observou-se a inexistência de ações que poderiam contribuir no processo de conscientização dos servidores, como: elaboração do termo de responsabilidade e confidencialidade, e processo disciplinar formal para a violação da segurança da informação. Na utilização dos controles de segurança da informação, observaram-se iniciativas de implantação de determinados controles, entretanto, os procedimentos acabaram sendo realizados de forma equivocada, sem a observância das orientações normativas. Com base no exposto, os resultados desta pesquisa permitiu propor medidas que podem minimizar a incidência de ameaças à segurança da informação na Progep/UFPB, bem como contribuir com a criação de uma cultura de segurança em instituições federais.

Texto completo: PDF