Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DE MEMÓRIA NAS BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL.
Rafael Silva da Câmara, Leilah Santiago Bufrem

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Esta comunicação traz resultados de uma pesquisa de mestrado defendida em um Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação no ano de 2015. Corresponde a uma pesquisa exploratória e analítica das vertentes teóricas perceptíveis nas bibliografias das disciplinas sobre memória em universo composto pelos Programas de Pós-graduação de nível acadêmico em Ciência da Informação no Brasil, para identificar as concepções de memória adotadas no ensino. Define um corpus constituído pelas ementas e bibliografias referenciadas nos planos de ensino das disciplinas que apresentam o uso do termo Memória em sua nomenclatura. A metodologia inclui pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, criação de mapa conceitual, análises bibliométricas e análise de conteúdo. Nos resultados, a pesquisa identifica uma forte influência de autores franceses nas bibliografias para o ensino da Memória. Conclui que a interdisciplinaridade do tema é perceptível nas disciplinas e constata que as concepções teóricas sobre a memória mais evidentes nas bibliografias selecionadas pelos professores são a memória individual, a memória coletiva e a memória social, sendo estas concepções diretamente relacionadas em seus pressupostos teóricos, e que as bibliografias indicadas pelos professores são selecionadas a partir de um repertório pessoal, mas construído coletivamente em meio à cultura, na qual se destacam autores dominantes. Essa premissa permite compreender como as indicações bibliográficas têm legitimado conteúdos, conhecimentos, autores e orientado a formação na pós-graduação sobre os aspectos constitutivos da conceituação de memória.


Texto completo: PDF