Tamanho da fonte:
PROPOSTA E APLICAÇÃO DE UMA SISTEMÁTICA BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS
Última alteração: 2016-11-21
Resumo
A gestão de compras desempenha um papel estratégico nas organizações públicas, visto que é sua função supri-las com os insumos, matéria prima e serviços necessários para alcançar seus objetivos. Porém, os processos de compras públicas são altamente regulados e burocráticos, provocando disfunções que afetam o desempenho das aquisições. O objetivo desta pesquisa foi propor e aplicar uma sistemática para a melhoria do processo interno de compras em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) baseada na Gestão do Conhecimento. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação e a organização estudada foi a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados obtidos compreenderam o desenvolvimento e a aplicação de uma sistemática baseada na Gestão do Conhecimento, para a melhoria do processo de compras envolvendo quatro etapas: 1] diagnóstico da situação problema: mapeamento do fluxo de informações do processo de compras, identificação dos atores, causas do problema, processos de conversão do conhecimento; identificação de potenciais iniciativas de gestão do conhecimento e a seleção do foco de atuação; 2] implementação; 3] Avaliação e 4] Replicação da solução de GC. Conclui-se com base na discussão teórica e na análise dos resultados que a GC, aplicada de forma sistematizada pode contribuir para a melhoria do processo de compras das organizações públicas, ao implementar soluções focadas nos atores e nos processos de conversão de conhecimento.
Texto completo:
PDF