Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE BIBLIOTECONOMIA ESCOLAR NO BRASIL
Eduardo Valadares da Silva, Silvana Ventorim

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estado do conhecimento baseado na produção acadêmico-científica sobre a biblioteconomia escolar no Brasil composta por 91 trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação entre os anos de 2005 e 2013. Tem como objetivo inventariar as temáticas discutidas por pesquisadores e profissionais da área de biblioteconomia escolar. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual é assumida como fonte inesgotável e flexível de mensagens constantes nas pesquisas analisadas.  Conclusivamente aponta que a quantidade de trabalhos apresentados é extremamente significativa e com uma diversidade de categorias temáticas, destacando-se aqueles relacionados à leitura literária, um dos principais e tradicionais objetivos da escola e biblioteca como espaço de aprendizagem. Além dessa categoria, destacaram as temáticas, ação cultural, estrutura das bibliotecas, pesquisa escolar, tratamento do acervo, competência e letramento informacional.

Texto completo: PDF