Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
FATORES DE INFLUÊNCIA NA AVALIAÇÃO DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS DO BRASIL ENTENDIDOS COMO SISTEMAS DE VIGILÂNCIA INFORMACIONAL
Lisandra Guerrero Pérez, Mônica Erichsen Nassif

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Os observatórios sociais constituem sistemas de monitoramento de informação e ferramentas colaborativas com o objetivo de registrar e fornecer informação relevante sobre uma determinada esfera social. Esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores de maior influência para avaliar os observatórios sociais brasileiros entendidos como sistemas de vigilância informacional. A importância fundamental deste estudo reside na ausência de parâmetros específicos para a avaliação destes sistemas sob a perspectiva da Gestão de Informação. Foi realizada uma análise de seis observatórios sociais no Brasil [Observatório Social de Brasil, Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura, Observatório de Gestão de Informação, Observatório das Metrópoles, Observatório de Itaú Cultura e Observatório da Diversidade Cultural], tendo em conta o enfoque documental da avaliação de recursos eletrônicos na literatura especializada. Esta pesquisa consta de duas etapas para alcançar o objetivo geral proposto, neste artigo se apresenta a primeira etapa: observação direta da amostra selecionada. A segunda etapa, não descrita neste artigo porque está ainda em execução, consistirá na aplicação de questionários a usuários internos e externos dos observatórios sociais selecionados. Os resultados desta primeira etapa da pesquisa foram a identificação de características gerais dos observatórios selecionados, tais como o lugar e o ano de criação, os objetivos propostos e serviços e produtos de informação fornecidos. Além os observatórios foram classificados de acordo com o enfoque selecionado e analisou-se o comportamento dos parâmetros estabelecidos como referência nesta pesquisa (Kaupon, Codina e o Departamento de Governo Eletrônico do Brasil) nos observatórios sociais escolhidos.

Texto completo: PDF