Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DE PATENTE DEPOSITADOS POR 21 UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Maguel Souza Silva, Eloísa da Conceição Príncipe de Oliveira, Eduardo Winter

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Esta pesquisa identifica e analisa os documentos de patente correlatos às tecnologias de Gerenciamento de resíduos, depositados na base de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial no período de 1/1/2005 a 31/12/2013, pelas 21 universidades públicas brasileiras destacadas como as principais depositantes de pedidos de patentes. Os dados foram coletados durante o mês de novembro de 2015 e inseridos em uma planilha do Microsoft Excel, na qual foram analisadas as seguintes variáveis: tipologia documental; evolução temporal (data) dos depósitos; seções e subclasses da Classificação Internacional de Patentes; universidades depositantes; distribuição dos documentos de patente por região e unidade federativa; subcampos do Gerenciamento de resíduos; e distribuição de documentos por universidade e por subcampo tecnológico. O resultado da pesquisa revelou a predominância de documentos do tipo patente de invenção. Identificou-se o aumento do número de depósitos nos anos de 2007 e de 2011. As classificações dos pedidos de patente correlatos às tecnologias de Gerenciamento de resíduos se concentram na seção C – Química e Metalurgia. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destaca-se como a instituição com maior número de pedidos de patentes no segmento pesquisado. Constatou-se que o maior número de pedidos de patente estava presente no subcampo Controle da poluição, sendo a UFMG a instituição que mais efetuou depósitos neste subcampo. Identificaram-se os pedidos de patente depositados em parceria com o ramo empresarial, tendo sido aferido um baixo grau de interação entre as universidades e as empresas.

Texto completo: PDF