Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
VOCABULÁRIO CONTROLADO E FOLKSONOMIA: INDEXAÇÃO HÍBRIDA DE CARÁTER COLABORATIVO NO SIBI/UFSC
Fabiana Hennies Brigidi, Ana Maria Pereira

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Indexação é a atividade responsável pela inserção de termos referentes a um recurso informacional em qualquer formato nos catálogos de Unidades de Informação a fim de recuperá-lo de maneira efetiva. Profissionais da área costumam utilizar vocabulários controlados para manter a padronização de termos. Algumas áreas de conhecimento, como a Ciência da Computação, têm suas terminologias ampliadas diariamente e, por essa razão, muitos vocabulários controlados não conseguem acompanhar esse desenvolvimento vocabular. Nesse sentido, sugere-se a aplicação da folksonomia para agregar valor ao catálogo e auxiliar a recuperação da informação. O presente artigo é proveniente de uma pesquisa de mestrado que aborda essa temática inserida no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) referente à produção intelectual do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCC). Analisou-se a possibilidade de uma indexação híbrida aliando os termos provenientes do vocabulário controlado da biblioteca da universidade aos termos atribuídos pelos autores das teses e dissertações localizados nas palavras-chave, nos resumos e nas fichas de identificação da obra. A fundamentação teórica aborda a Organização da Informação (OI), o Tratamento Temático da Informação (TTI), a indexação, a Recuperação da Informação (RI), a web 2.0 e a folksonomia. Trata-se de uma pesquisa aplicada que tem como método o estudo de caso com abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório. As técnicas de análise de dados foram: análise documental e análise de conteúdo. Como resultado, se propôs um modelo de indexação híbrida de caráter colaborativo com a finalidade de nortear as atividades do indexador. Como contribuição para a área, espera-se que este artigo estimule a indexação de caráter colaborativo, além de ampliar a literatura da área.

Texto completo: PDF