Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A DIMENSÃO ÉTICA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA NARRADA DOS BIBLIOTECÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)
Eliane Pellegrini, Elizete Vieira Vitorino

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Objetiva compreender a dimensão ética da competência em informação dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Para alcançar este objetivo, caracterizou-se a dimensão ética a partir da literatura da área de Ciência da Informação e da Filosofia, descreveu-se a experiência dos bibliotecários quanto aos aspectos éticos e legais relacionados ao uso da informação e identificou-se nas narrativas as percepções sobre o Padrão 5 de competência em informação contido no documento Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College & Research Libraries (ACRL), publicado em 2000. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, documental e bibliográfica. Adotou-se uma abordagem de tratamento e análise dos dados qualitativa e fenomenológica. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista narrativa. Os dados foram analisados com base no método fenomenológico de Sanders (1982). A partir da literatura, observa-se que a dimensão ética da competência em informação diz respeito à ação humana, com base em princípios para a orientação da boa conduta dos indivíduos. As narrativas dos bibliotecários revelam que o fenômeno pode ser percebido sob os seguintes aspectos: legais, no que diz respeito ao uso da informação (questões de plágio, direito autoral, conhecimento e uso da normalização, uso das resoluções internas da instituição e de leis); éticos da profissão (envolve a defesa do livre acesso à informação, a questão da censura e inclui também os valores éticos); e, que dizem respeito ao bem coletivo (igualdade e imparcialidade na relação com os usuários, trabalho em equipe e posturas do profissional). Quanto ao Padrão 5 de competência em informação da ACRL (2000), os elementos que mais se destacaram nas narrativas foram plágio, uso de leis relacionado ao acesso e uso dos recursos de informação e defesa do livre acesso à informação.

Texto completo: PDF