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ALTMETRIA INSITUCIONAL: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NA PLOS ONE PELA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Fabio C Gouveia

Última alteração: 2016-11-22

Resumo


Os estudos altmétricos permitem lançar um olhar novo sobre o impacto das publicações em um ambiente movido pelas redes sociais. No entanto, diferentes dinâmicas ocorrem nestes ambientes à depender que questões culturais, linguísticas e de adesão ao uso destas redes por pesquisadores, divulgadores, jornalistas científicos e outros públicos. Como uma primeira abordagem para investigar possíveis semelhanças ou diferenças nos resultados altmétricos obtidos por uma Instituição de Ensino e Pesquisa (IES) brasileira em relação ao obtido pela média mundial, elegemos a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como objeto deste estudo. Para uma análise que evitasse especificidades de campos de pesquisa, optamos pela revista PLOS ONE, dada o seu largo escopo de aceitação de artigos em diferentes campos, e sua histórica abertura à inclusão de indicadores altmétricos. Além disso, por se tratar de uma revista de acesso aberto, acreditamos que sua divulgação em redes sociais possa ser mais efetiva na conversão de compartilhamentos em downloads e leitura de artigos. Os resultados apresentados versam sobre esta experiência que conjuga um recorte institucional usando a base de dados Scopus e os dados do Altmetric Attention Score obtidos para artigos publicados por pesquisadores afiliados a Fiocruz e uma amostra aleatória de artigos da mesma revista no período selecionado.

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