Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BIBLIOTECA PÚBLICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Silvania Alves Ferreira, Dalgiza Andrade Oliveira

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a produção científica sobre a temática Biblioteca Pública nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) das universidades brasileiras, no período de 1970 a 2015, a fim de identificar e caracterizar o enfoque dado ao assunto nas teses e dissertações defendidas nos referidos Programas. Caracteriza­se pela abordagem quantitativa e pelas análises documental e descritiva. Foram recuperadas 88 teses e dissertações que versam sobre Biblioteca Pública. A temática foi mais presente nos Programas da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília. Os períodos em que mais se pesquisou sobre Biblioteca Pública foram de 2011 a 2015 e de 1981 a 1990. Uma das conclusões a que se chega é a de que a temática ocupa pouco espaço nas agendas de pesquisa, considerando que foram analisadas publicações de 13 PPGCI no período estudado.

Texto completo: PDF